Importar imagens através de csv

Olá gente, sou nova em utilizar o Tainacan. Preciso subir algumas imagens para a coleção que estou fazendo, porém, não estou conseguido. O caminho que estou colocando é de uma pasta que está no meu próprio computador, realmente é possível fazer desta forma?

Olá @Bea_Souza, tudo bem? Seja bem vinda ao nosso fórum!

Não, não é possível. Só seria se você estivesse trabalhando com uma instalação local do WordPress (hospedado na sua máquina). O importador precisa ter acesso às imagens de alguma forma e no seu computador elas não tem como ser encontradas e enviadas para um servidor online. Então você precisa subir elas para algum servidor de imagens/arquivos (como um FTP) para daí pegar o link público dela e colocar no caminho para importação.

Oh agora entendi. Poderia me explicar um pouco como eu faço uma dessas duas formas?

Tem alguns caminhos pra isso…

1. URL Pública via FTP

Se você tiver acesso a um servidor FTP ( a maioria dos serviços de hospedagem têm, não qual seria o seu caso), pode enviar os arquivos para lá e, em seguida, copiar o link público gerado pelo servidor para a sua planilha CSV. Por exemplo:

• Envie os arquivos para o seu FTP usando ferramentas como o FileZilla.
  • Certifique-se de que a pasta onde você enviou os arquivos está configurada como pública.
  • Copie os links públicos dos arquivos e insira na planilha. Por exemplo: https://seudominio.com.br/imagens/exemplo.jpg

Para essa opção, você precisa de acesso a um servidor FTP e pode precisar configurar permissões para que os arquivos sejam acessíveis publicamente.

2. Usando a Biblioteca de Mídias do WordPress

Uma alternativa mais prática é usar a biblioteca de mídias do próprio WordPress. Aqui está o passo a passo:

• Envie os arquivos para a biblioteca de mídias:

• Vá até o painel do WordPress.
      - Acesse “Mídia” > “Adicionar nova” e envie os arquivos.
  • Pegue o link público dos arquivos:

• Insira esse link no CSV:

• No seu arquivo CSV, insira o link público na coluna correspondente ao arquivo.

Essa opção é mais amigável porque você não precisa configurar um servidor externo. Mas tem um porém: Ela vai gerar duplicatas porque as imagens que você envia pra biblioteca de mídias não são “movidas” para as pastas do Tainacan e sim copiadas. Se forem muitas, pode ser o caso de você querer dar uma limpa depois e remover elas.

3. Outras Alternativas

Se você não tem acesso a um servidor FTP ou não quer usar o WordPress, aqui estão outras opções:

• Serviços de hospedagem de arquivos temporários: Há ferramentas como WeTransfer ou TinyURL que permitem enviar arquivos e gerar links temporários. Porém, cuidado: esses links podem expirar após alguns dias
  • Usar um serviço de gestão de arquivos como o Google Drive pode ser uma opção de envio mais fácil mas é bastante complicado obter a real URL que aponta para a imagem pública dele, como já discutimos algumas vezes aqui no fórum.

4. Adição em massa ao invés de Importação

Se o seu conjunto de imagens não for muito grande (menor que umas centenas) você também pode experimentar o fluxo de Adição em Massa.

• Acesse a sua coleção pelo painel administrativo do Tainacan
  • Passe o mouse por cima de “Adicionar novo(a)” e seleciona “Adicionar itens em massa”
  • Arraste e solte os arquivos desejados na caixa de upload. Ao avançar, isso irá enviar os arquivos e criar itens rascunho já com seus detalhes.
  • Feito isso, se o upload tiver ocorrido sem problemas, você pode entrar em um fluxo de edição em massa ou edição em sequência.

Se isso funcionar bem você também pode, após a criação de todos os itens, exportar uma planilha CSV e editar os itens via importador. Assim você pode manipular os metadados como faria no caso da importação. Só vai precisar lembrar de manter a coluna “special_item_id” porque ela que permite que os itens sejam atualizados ao invés de criados novamente quando rodar o importador (mais sobre isso na documentação do importador.

Muito obrigada!