Impossibilidade de importar imagens no CSV

Há alguns anos estamos tentado viabilizar nosso acervo pelo Tainacan, como meio de facilitar nossa gestão patrimonial e, futuramente, disponibilizar para o grande público. No entanto, a instituição a qual estagio, tem inúmeros graus de segurança de rede que está dificultando nosso trabalho, pois os mais de 3600 itens/fotos, até então, não podem ficar disponíveis num servidor FTP, por “questões de segurança”. Motivo que dificulta a importação massiva desses itens.

Dito isso, as possibilidades de importação por colunas especiais (special_document e special_attachments) não estão funcionando aqui e não sei o porquê. Nem com imagens públicas, como as disponíveis no Google Images, nem os documentos presentes no campo “mídias”, do próprio Woodpress, são importados no processo.

Portanto, gostaria de saber que existe a necessidade dessas imagens estarem públicas para serem puxadas? Se sim, no meu caso, a única opção realmente seria um servidor FTP?

E, por último, a possibilidade de utilizar um FTP criptografado (SFTP), funcionaria para realização das importações? (opção oferecida pela divisão de TI da instituição).

Olá Pedro! Seja bem vindo ao Discourse!

Nós já trombamos com essas desculpas esfarrapadas de “segurança”, mas como isso bloqueia nossas ações a gente contorna. A gambiarra é patrimônio Brasileiro.
Uma das formas que podemos fazer é subir essas mídias pra biblioteca de mídias do Wordpress, lá todas elas terão a mesma Raiz de URL, podendo ser acessada ao abrir a imagem pela biblioteca, elas ficam no campo “URL do arquivo:”


Que no meu caso será:
https://oficinas.tainacan.org/wp-content/uploads/2023/03/XICARA-DE-CHA-E-PIRES.jpg
Você pega só a primeira parte da URL, o conjunto até o nome do arquivo, no meu caso:
https://oficinas.tainacan.org/wp-content/uploads/”. Coloca essa “Raiz” em uma célula de editor de planilhas qualquer, lá você vai concatenar/juntar/agrupar com o nome das imagens (Tutorial da função concatenar: Como utilizar a função concatenar no Excel - Domine o Excel - YouTube)
Calma calma, sem pânico, para retirar o nome das imagens você não vai fazer isso na mão, para retirar o nome das imagens de uma pasta qualquer em lote existe essa função: “Como copiar nome de todos os arquivos de uma pasta | Sistemas Operacionais | TechTudo”.

Na coluna do documento principal, na special_document, você insere o tipo do arquivo, dois pontos e seguido dessa URL, para imagens o tipo é o “file:”, ficando assim na célula:
file:https://oficinas.tainacan.org/wp-content/uploads/2023/03/XICARA-DE-CHA-E-PIRES.jpg
Na coluna para anexos, o special_attachments, não é necessário o tipo do arquivo, podendo ficar na célula só a URL, no caso de mais de um anexo você usa o duplo pipe para separar “||” ficando uma URL ao lado da outra separados pelo ||.
Ah! lembrando que não precisa colocar nada no menu de caminho do servidor do painel de importação tá?!
Me diz se ficou claro, te acompanho nesse processo!
Fico a disposição!

2 curtidas