Mapa / geocoordenadas

Olá, gostaria de saber se está nos planos a implementação de geocoordenadas e a visualização de registros em mapa. Referências:

Estou iniciando um projeto em que o Tainacan seria quase perfeito, só falta esse recurso do mapa! Procurei no board e não achei.

Obrigada!

2 curtidas

Olá @tragnesia!

Esta é uma demanda forte que temos e pretendemos sair com alguma solução, mesmo que inicial, ainda este ano. Podemos utilizar este espaço aqui para especificarmos os passos necessários.

De cara, o que me vem na cabeça:

  • Criar o metadado tipo geolocalização
    • Guarda informação das coordenadas X,Y;
    • Possivelmente guarda outras informações como zoom inicial, tipo de mapa, cor ou tipo de ícone do marcador associado ao metadado (considerando que podem haver múltiplos metadados geo);
    • Opção de exibir os pontos em textualmente extenso na página do item ou no mapa embutido;
    • Será que um metadado geo pode ser multivalorado? Se for, seus valores na página do item vão aparecer num mesmo mapa ou em mapas separados?
    • O que vai acontecer quando a lista de itens for ordenada por este metadado, ascendentemente ou descendentemente?
  • Criar um modo de visualização da lista de item com o mapa
    • O que fazer para identificar itens sem o valor da localização na busca e nos filtros?
    • Como esclarecer na interface que há uma paginação sendo aplicada?
  • Criar filtros para este metadado
    • Permitir buscar por área? Ou fazer isso só com o zoom no modo de visualização mesmo?

Ping @vnmedeiros, @daltonmartins, @leogermani, @andre_benedito e quem mais quiser participar desta discussão. Se tiverem referências pra darmos uma olhada, seria ótimo!

3 curtidas

Olá @mateus.m.luna, agradeço a rápida e completa resposta. Ótimo saber que o mapa está no radar, fico na torcida pelo desenvolvimento brevemente! =)
Compartilharei outra referências se encontrar…

1 curtida

oi @mateus.m.luna, recomendo essa plataforma que tem a georeferência como sua ferramenta principal: https://www.ushahidi.com/ (código aberto, e tem outras ferramentas interessantes, como submissão direta por SMS, email, and Twitter)

O site não está atualizado e vários exemplos de uso estão indisponíveis. Exemplo ativo: https://appi.ushahidi.io/views/map

2 curtidas

Issues oficialmente criadas!

3 curtidas

@mateus.m.luna que ótima notícia! acho que era o que estava faltando para que o Tainacan pudesse ser adotado nos projetos com os quais estou envolvida. estou à disposição para avaliar/debugar/ajudar no que for necessário =)

oi @mateus.m.luna, vi que não há atualizações nos issues, mas queria saber se há alguma novidade? obrigada!!

Oi @tragnesia!

Não chegamos nelas ainda mas tá no horizonte! Devemos lançar uma versão semana que vem e a partir daí começamos o planejamento pra essa questão do metadado de Geo-localização.

1 curtida

Bom dia Mateus, agradeço compartilhar atualizações aqui. Conforme indiquei há quase um ano, estou trabalhando em um projeto no qual o componente de geocoordenadas é essencial. E considerando que é uma demanda de muitos, torcendo para que seja a próxima prioridade interna. Obrigada!

Oi @tragnesia!

Estamos avançando nisso. Nossa expectativa é de fazer alguns testes internos semana que vem e na semana seguinte provavelmente lançarmos uma “release candidate” pra vocês poderem testar.

Segue um spoiler :wink:

que ótima notícia!! já vou colocar na minha agenda para salvar tempo para isso!