Olá, tenho interesse em implementar a leitura de dados de GPS para preencher metadados geográficos automaticamente. Vocês já estudaram essa possibilidade e/ou conseguem apontar um caminho para tal? Por exemplo, é possível fazer isso usando os hooks to Tainacan ou seria o caso de um importer customizado, etc? Obrigado!
olá @martimpassos seja bem vindo.
você consegue descrever os cenário que você tem em mente? que tipos de dados seriam esse? onde seria interessante deles ficarem armazenados e exibidos, etc… apenas uma descrição mesmo em alto nível, assim acho que a gente consegue lhe ajudar com um objetivo mais guiado.
Estamos planejando de fazer algumas features com o metadado geográfico talvez seja interessante ter contatos com novas ideias…
att
Oi Vinícius, obrigado pelas boas vindas e pela rápida resposta. Por enquanto o cenário é o mais básico possível.
Estou estudando usar o Tainacan como uma plataforma de crowdsourcing, com submissão pública de itens. Como provavelmente a maioria das imagens seriam feitas com celular, elas já vêm com a localização nos dados EXIF.
Gostaria de puxar essa informação e já jogar em um campo de metadados geográficos, o que facilitaria a vida do usuário e garantiria a precisão do dado.
@martimpassos por coincidência este pedido também tem relação com uma feature que vem sido discutida. É algo que eu imagino pra depois do meio do ano que vem, mas aproveitei pra abrir a issue aqui também:
Porém nós estamos enxergando isso de uma forma mais restrita. Eu não acredito que estes campos seriam automaticamente convertidos em metadados do item, em particular porque cada arquivo, inclusive os anexos, podem ter suas informações EXIF e mesmo se estivéssemos falando apenas do documento principal ainda teríamos aí um desafio de criar uma etapa de mapeamento.
O que a issue hoje propõe é guardar e expor de alguma forma mais proeminente na interface os metadados EXIF que conseguirem ser extraídos, mas com uma distinção mesmo de funcionalidade. Portanto não teria por exemplo um vínculo imediato com um metadado de geocoordenada, este tipo de integração é bem complexo se pensarmos que precisaríamos já saber que o campo existe por exemplo.
Porém, uma vez existente de alguma forma, podemos sim imaginar soluções via código que puxem esta informação e preencham em um metadado de fato, isso em um plugin ou tema com uso de alguns filtros em PHP.
De qualquer forma, eu me adianto pra dizer que, embora ache muito legal os diferentes usos que as pessoas fazem do Tainacan, eu tenho receios de recomendar fortemente para alguns usos mais criativos que às vezes o pessoal propõe, especialmente se não houver já uma expectativa de poder envolver gente pra botar a mão na massa e criar features.
Por exemplo hoje nós temos sim soluções pra submissão de itens via usuários externos mas elas claramente tem limitações. Já nossa responsividade mobile, principalmente na área administrativa pode deixar a desejar. Eu sinto que podem existir alternativas de plataformas por aí que foram mais pensadas para este cenário… E mesmo esta e a outra feature que eu mencionei pra você estão no meio de uma longa fila de demandas que várias frentes de usuários tem pra gente e é sempre um desafio balancear como atender estas demandas mantendo uma certa coerência com o foco de uso do projeto. Tem ideias que tivemos 4 anos atrás que só agora estão encontrando espaço para tomarem vida.
Digo isso mais pra balancear expectativas, mas de qualquer forma, seguimos a disposição aqui pra tirar dúvidas e discutir estes projetos futuros, ok?
Oi @mateus.m.luna, agradeço suas considerações sobre esse tema. De fato, algumas funcionalidades importantes para nós não existem hoje no Tainacan. Estamos estudando cuidadosamente as possibilidades e limitações para não chegarmos em um roadblock mais à frente.
Sobre outras ferramentas, encontrei apenas o pybossa como framework de crowdsourcing, e ele não parece ser mantido. Cogitei mediawiki e wikibase, que tem colaboração como princípio, mas eles são notoriamente difíceis de se manter, o que seria um problema para a sustentabilidade do projeto. Também não parecem ter uma comunidade tão ativa, principalmente no Brasil, e são menos flexíveis em termos de interface.
Também entendo que não estamos tão distantes dos usos previstos para o Tainacan para tentar reinventar a roda. Como você disse, a submissão pública já é implementada e é o principal pilar desse tipo de projeto. Fora isso, a colaboração do público é um aspecto que vem ganhando espaço no universo GLAM, vide o hackathon do Arquivo Nacional e plataformas específicas como o Madoc. O próprio Wordpress acena para isso com a função padrão de colaborador.
Sobre os metadados EXIF, acho que existem diferentes cenários a serem considerados. A geolocalização em mapa (e não com termos do TGN, GeoNames, etc), é particularmente útil para coleções fotográficas, em que a posição da câmera é relevante e onde geralmente há uma relação 1:1 entre item e documento. Considerando coleções nato-digitais, seria extremamente relevante poder importar essa informação como metadado descritivo e não apenas técnico, ou então permitir o uso de metadados técnicos em view modes. Para contornar a existência ou não do metadado, isso poderia ser uma configuração do tipo geocoordenadas (se houver gps exif, usar essa informação).
Por fim, entendo perfeitamente os desafios de roadmap que você colocou. Atualmente nossa equipe de desenvolvimento é pequena (com vistas de ser expandida ano que vem, mas ao mesmo tempo outras bolsas irão expirar), mas pensei que poderíamos colaborar na implementação de algumas dessas features.