Marcas d'água em imagens e bloqueio de downloads e printscreens

Boa tarde! Não sei se já abordaram esse tema, ao menos eu não localizei…
Por recomendação do nosso jurídico, as imagens que iremos colocar em nossas postagens deveriam ter alguma marca d’agua e/ou uma proteção para não ser retirada de contexto e usada por terceiros.
Vocês sabem de alguma ferramenta para isso? Temos no Tainacan ou no universo Wordpress?

Olá @Adufrgs-Sindical, tudo bem?

Nunca tivemos uma feature neste sentido, mas eu chuto que algum plugin do WordPress possa fazer isso… Pode dar uma testada em alguns? Aqui um que achei:

1 Like

Prezado

O jurídico sempre complica, já tive este problema, dentro da UFRGS mesmo.

Esta idéia de proteção vai contra a filsofia da disseminação da informação, tem uma publicação da FGV ótima sobre o uso da llicença Crative Commons em aceervos:

http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/livros/manual_direitosautorais_GT.pdf

Questões, o que pode gerar problema na difusão de uma imagem?

-prejuizo financeiro se o uso for comercial

-prejuizo moral se for difamação

em outros casos, se alguém relcamar é só tirar do ar a publicação (se for o caso)

Quando começam com estas questões eu digo, então não publica nada.

Sou contra o uso de marca d’água, é feio e mostra uma atitude mesquinha dainstiruição, gerando uma imagem antipática.

Minha sugestaoé regular a resolução, algo como 800 pixel na maior dimensão já é bem aceitável !

Em parte concordamos, Sérgio! Aliás, já guardei o PDF, será útil!
No nosso caso, a preocupação legal é com a presença de pessoas em imagens históricas de eventos, especialmente com eventual conotação política, e também com a recorrência dessas pessoas ao longo do tempo.
O direito autoral não nos é tão preocupante quanto a reutilização de imagens de pessoas.
Uma mesma pessoa pode aparecer em diferentes ângulos e idades e localizar essas pessoas, para nós, é história e documentação, entretanto essas imagens poderiam facilmente modelar uma pessoa, entende?

Colocando uma imagem na internet não tem como proteger de slaver nem printscreen,

é só salvar a página que vem todas as imagens, se você bloqueia o slavamento de página (mais difícil) existem programas que baixam um site inteiro.

E márcas d’água, além de extremamente antipáticas, também se retocam com IA.

Já fiz fotografia sindical, inclsive fotografando votações, para ver nas fotos quem votou à favor e votou contra…

Se o material é consideerado sensível, não se publica, ou se teermina uma temporalidade histórtca para a publicação.

E reintero minha posição, colocou na internet torna-se público, se há restrições é melhor não publicar nada !

abraço

É uma possibilidade, ainda que triste do ponto de vista documental.
Talvez fique apenas uma caixa de texto tentando minimizar a responsabilidade de usos indevidos…