Miniaturas das coleções

Bom dia à comunidade Tainacan!

Alguém mais com as miniaturas sumindo?
Passei os últimos dias revisando todas as miniaturas das 16 coleções que estão no ar. Todas as miniaturas em que o arquivo da miniatura era diferente do arquivo principal do item sumiram.
E seguem sumindo as miniaturas (aleatoriamente, não achei um padrão) das imagens da capa da coleção.

Por exemplo, esse da coleção da Delise Renck:
na visualização para o público em geral, está sem a miniatura


Na visão de admin está com a miniatura

Mas se vou tentar recolocar a image da Delise, ela aparece naquele cinza nada alvissareiro…


E ao clicar nela…
image
Então eu coloco a Delise novamente:

Funciona, mas eu já fiz isso duas vezes, ao menos, com a coleção dela, entre quarta e hoje.

Também acontece em outras situações, como na da Adriana Daccache, para quem já substituí várias vezes a miniatura da artista ou a imagem do cabeçalho:
Ou na página com todas as coleções, a da Adriana Daccache está sem a miniatura

Na lista das coleções tem a miniatura


No admin também:

Tenho dois status em amarelo no diagnóstico do sistema, talvez seja algo a revisar

Sei que não é grave, e que vocês estão lidando com a finalização da nova versão, mas tem me causado várias reclamações entre os 13 artistas que atendo (pelo menos 8 já se deram conta de que às vezes as miniaturas estão sumindo).
Gostaria de alguma orientação, caso eu esteja fazendo algo de errado.

Desde já agradeço

boa tarde @marinacdarosa tudo bem?
Tem alguma coisa estranha rolando, não somente com as imagens no Tainacan, mas com a imagens do site de forma geral, em algumas paginas os link das imagens estão quebradas, como se os arquivos tivesse sidos removidos do local de origem no servidor. Por exemplo a imagem do rodapé:

Você sabe se foi feita alguma alteração nos arquivos dos servidor? que poderia resultar na alteração do nomes dos arquivos?

att!

Marina, Vinícius

andei dando uma espiada no codigo fonte da tua página e vi uma referencias do jetpack e outras coisas.
tua hospedagem no worpress.com, e alguns automatismos de otimização, cache, acredito podem ser problema… eu tinha te recomendado pelo porte do teu site alguma hospedagem que te desse mais controle sobre a instalação…
Penso que em algum momento devas pensar em migrar, não sei o que o Vinícius acha…

Olá Vinícius e Sergio,

Pois é, o Sergio tinha me sugerido isso mesmo, mas eu não tenho know how técnico para fazer essa ‘faxina’.

Tudo começou na quarta-feira e não sei de ter feito nenhuma mudança.
Vou começar desinstalando o jetpack e outros penduricalhos do wordpress.

Outra sugestão também @marinacdarosa é tentar contatar o suporte da wordpress.com, já que você está usando o serviço pago deles. Tente mostrar que não é algo só do plugin, que está acontecendo com outras mídias do site, pra que eles entendam que tem parte deles. Se houver algo que possamos fazer do lado do nosso plugin, eles podem apontar, mas eu fico com a impressão de que não há relação.

Obrigada, Mateus

Acatei as primeiras sugestões de dar uma limpada nos penduricalhos do wordpress e reduzi o jetpack ao mínimo possível (pois gosto da funcionalidade do backup diário). Tinha um plugin de AMP, que eu acho que era o vilão…
De qualquer forma, tirei todas as imagens em quadradinhos cinza que eu consegui localizar e atualizei tudo com novas, inclusive o logo no rodapé. Espero que agora fique.
Tem uma coisa, no entanto, que gostaria de evitar: o pedido de refresh no navegador que tem aparecido para os artistas e os deixa apavorados. Tem como eu dar um refresh geral? Sem que seja necessário por parte do usuário final?

outra coisa, sei que não pode usar um tópico para outro assunto, mas estou adorando a versão nova! Parabéns ao baita esforço que tiveram!!!

Que bom que você encontrou a origem do problema @marinacdarosa.

Infelizmente, a questão do refresh vai acontecer sempre que lançarmos uma versão nova que mexa nos componentes do Tainacan. É um custo que acabamos tendo por causa da estratégia para carregar apenas o arquivos necessários para cada página. A mensagem aparecendo é uma novidade desta versão (antes costumava ser só o espaço em branco) e podemos discutir sobre deixar ela configurável de alguma forma. Por hora acreditamos que ela pelo menos consegue dar as informações necessários já que cache é algo que está presente no navegador de cada usuário ou no servidor :expressionless:

Obrigada, Mateus, tá funcionando.

O que continua me intrigando, e não sei se é uma funcionalidade da plataforma, são as miniaturas ‘borradas’ quando o item é publicado no modo privado.
Tem como configurar para que apareçam normalmente?

No modo Rascunho eu sei que tem um documento por que o anexo me mostra o nome do arquivo, mas não vejo nem a miniatura, nem o documento, ou mesmo o anexo


depois que publico no Modo Privado, não aparece mais nada, passa a ser uma questão de fé, por que, depois, na lista dos itens, aparece aquela coisinha borrada

olha aí, o mesmo item, o 00275, na lista, com a miniatura borrada.

Mas clicando nele aparece o nada, de novo.
Porém, na página, publicada, mas no Modo Privado, a imagem aparece em toda sua glória e resplendor…

E no mídia, dentro do WordPress, fica tudo quebradinho…uma tristeza só

Não sei se é uma limitação do Tainacan ou algum problema na minha configuração. Mas colocamos os itens no Modo Privado para gestão do acervo, então seria interessante que a miniatura aparecesse, por que, se quisermos voltar para o Modo Público, fica a um clique, apenas.

se for um tópico diferente, me fale que abro outro.

Abraço

@marinacdarosa Estes problemas que você tá apontando me parecem ser todos a mesma questão: o documento está vinculado ao item, porém ele não está achando onde está o arquivo. Na lista de anexos, ele mostra o nome porque esta informação ele tem (é um metadado da mídia), mas não a imagem em si, porque o caminho para ela está quebrado, como você vê na galeria de mídias do WordPress.

As imagens “borradas”, são um mapa de pixels gerados pela blurhash, um plugin que usamos pra gerar um efeito “bonitinho” de transição quando se termina de carregar uma imagem. Como ele não acha as imagens, elas nunca substituem a versão do mapa de pixels. Se este plugin não existisse, ficaria só um vazio aí mesmo, como está na galeria de mídias.

Eu não acho que isso tenha relação com status, mas sugiro resolver esta questão das imagens no seu servidor pra aí voltarmos a avaliar.

Mateus e comunidade Tainacan, bom dia!

Abri um chamado com o WordPress. Fiz upload de duas imagens da mesma obra a AABT00291 pelo Tainacan e elas apareceram como ‘quebradas’ no Mídia. Fizeram verificações e tal…pediram para fazer um teste simples: fazer um upload pelo Mídia, e funcionou direitinho… :frowning: eu meio que estava querendo que tivesse dado errado e a peteca ficasse com eles…kkk

Então eles encerraram o chamado e pediram para revisar com o suporte do Tainacan…
Se quiserem entrar e verificar por vocês mesmos, já têm minhas informações de login.

Agradeço e boa semana a todos!

Oi @marinacdarosa. Pode nos dizer em qual endereço essas imagens estão sendo procuradas? Seria clicar bom o botão direito, clicar em “Inspecionar elemento” e ver na tag qual o atributo “src”. Ou mesmo, indo pelo console, no inspetor de Rede deve retornar alguns 404 ao se carregar a página com o endereço em que estão sendo procuradas.

Ah e essas imagens que foram reenviadas após esta correção deles também aparecem quebradas na parte pública do site?

Sim, a imagem aparece para mim

se quiser, posso publicar temporariamente para você também poder ver.

Achei que a parte do inspecionar ficou confusa no print, seguem em txt abaixo:

nos anexos tenho as mesmas imagens, repetidas, apenas por que estava fazendo testes. Elas aparecem ‘quebradas’


mas, ao clicar nelas, elas são carregadas o/

Outra coisa:
No inspecionar elementos, você vê que uma das imagens a que ele referencia é o VRHT00291-1-b-2.jpg, que é uma das que aparecem ‘quebradas’ na pasta Mídia do WP…
image

@marinacdarosa no caso precisamos ver o caminho é das imagens que estão aparecendo quebradas mesmo. E estas que estão quebradas (dos anexos), passaram pelo processo de re-inserção né?

Desculpe se não estou sabendo ajudar, mas sigo tentando

fazendo o inspecionar a partir de Mídia

copiar endereço a partir do Mídia, na função Editar
https://acervovivo.com.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198076/198440/VRHT00291-1-b-2.jpg

copiar endereço a partir da imagem no item
https://acervovivo.com.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198076/198440/VRHT00291-1-b-2.jpg

copiar URL a partir do anexo do item
https://acervovivo.com.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198076/198440/VRHT00291-1-b-1-275x275.jpg
copiar URL a partir do anexo do item
https://acervovivo.com.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198076/198440/VRHT00291-1-b-275x275.jpg

Sim passaram pela reinserção. Primeiro eu fiz em 25/08 e depois em 27/08, com o suporte do WP

Reforçando que isto só está ocorrendo com as em modo Privado, não no Público

Eu estou achando que tem a ver com permissão de usuário…
vou abrir um outro chamado de suporte para isto, pois não estou conseguindo criar usuários (só tinha tentado uma vez, há muito tempo e não tinha conseguido, mas também não tinha levado adiante). Eu uso o meu do WP, e fui tentar criar um outro de Administrador Tainacan e não consegui. E como o modo privado tem a ver com permissões, talvez esteja aí a questão da visualização, ou não, das imagens

segue o tópico, agora atualizado, que eu acho que pode estar relacionado

Sei que eu poderia rodar tudo isso em um servidor independente do WP, mas esse não é o ponto, é? Quero dizer, não devo ser só eu, no universo Tainacan que começou a usar por que já estava no WP e entendeu que era um baita benefício poder usar o plugin do Tainacan como uma solução super flexível. Sei que estou amolando, me desculpem.

Não tem problema não @marinacdarosa. Só é mais difícil pra gente mesmo te ajudar, porque não temos a versão paga do WP.com e eles mudam muita coisa do WordPress. Questões de permissão não são tanto minha área, tô vendo com o Vinícius aqui sobre. De qualquer modo, estamos demorando mais pra conseguir responder porque estamos com muitas demandas ultimamente.

1 curtida

Sumiu tudo de novo… :frowning:
e eu não fiz nada no Tainacan ontem…só alterei umas 5 ou 6 obras de uma coleção…mas nada de configuração, plugin…nadica

eu vi de manhã sem miniatura, agora voltou, e as imagens na biblioteca de midia do WP. O problema é esta hospedagem…

pois é, elas voltaram por que eu coloquei tudo de novo…
Estou falando, também, com o pessoal do WordPress