Imagens em Rascunho/Publicado

Olá a todos!

Tenho um servidor com WordPress em Docker (ambiente de desenvolvimento) e outro em produção. No servidor de desenvolvimento não enfrento nenhum problema com o upload de imagens no Tainacan.

No entanto, no servidor de produção acontece um comportamento estranho: as imagens adicionadas em Documento > Arquivo nos itens só são enviadas corretamente quando o item está com o status Publicado. Se o item estiver como Privado, Pendente ou Rascunho, o upload da imagem não é concluído e ela fica aparecendo em branco.

Percebi que, ao alterar o status para Publicado, o upload passa a funcionar normalmente. Para mim isso não chega a ser um grande problema, pois já entendi esse comportamento. Porém, outras pessoas que utilizam o sistema acabam ficando confusas, e até o momento não consegui encontrar a causa ou uma solução.

Alguém já passou por algo semelhante ou teria alguma ideia do que pode estar causando esse problema?

@vnmedeiros me relembra aqui o que poderia ser isso mesmo? Lembro que era comum mas não me lembro a causa.

Será que não é algo do .htaccess / permalink? Porque isso deve ser por causa do “_x_” das pastas de itens não publicados.

Após a publicação desse post, eu verifiquei que tinha outras pessoas com o mesmo problema em anos passados, mas eu não encontrei uma solução para esse problema.

Boa tarde! É bem provável que o problema esteja no redirecionamento para o template 404 do WordPress.

Uma forma de testar é tentar acessar o link de uma imagem que não existe. Se, em vez da página 404 do tema, for exibido um erro do servidor, isso confirma que o problema está no tratamento da página 404.

image

Esse é o erro que da ao acessar o link de uma imagem que está tentando da upload em documentos > arquivos, sem a imagem estar em acesso visível (publicado)

Bom dia! Nesse cenário, a requisição deve ser redirecionada para o template 404 do tema, pois é durante esse processo que é realizada a validação de acesso aos anexos de itens privados.

No WordPress rodando com Apache 2, o redirecionamento para o template 404.php depende principalmente de três componentes:

1. mod_rewrite habilitado
  2. AllowOverride All (para que o .htaccess seja processado)
  3. Regras corretas no .htaccess

veja se essas configuraçõe estão ativas e funcionais.