Obras com tiragem

Ao trabalhar com coleções de artistas, tenho me deparado com uma questão que não sei como resolver, pelo Tainacan: são as tiragens.
Não sei se o conceito é familiar, então vou esmiuçar um pouco, mas me perdoem se estiver chovendo no molhado. Ao fazer uma gravura (litogravura, por exemplo) o artista pode optar por imprimir várias cópias usando o mesmo ‘molde’. Vamos supor que o artista tenha impresso 12 destas imagens, então normalmente temos a PI, que seria a Prova do Impressor, a PA, que seria a Prova de Artista e depois a temos as gravuras 1/10, 2/10, 3/10 e assim por diante. Eu gostaria de catalogar as 12 gravuras (normalmente a PI e a PA ficam no acervo do artista e as outras 10 podem ser comercializadas), mas não gostaria que de ficar com 12 miniaturas exatamente iguais. Quando são só 12 até vai, mas tenho um artista que tem uma tiragem de 1000 !! Por que catalogar as 12? Por que eu sempre mantenho o registro de quem foi o comprador de cada obra, além de oferecer um Certificado de Autenticidade com o QRCode.
Temos algum truque para eu cadastrar os 12 itens, mas mostrar 1? Talvez aninhar os 12 em 1…não sei.

Desde já agradeço,

Uhm…

Eu tenho a impressão que do ponto de vista do acervo, ou seja, na sua coleção, o Item é o mesmo, só um. Daí ele pode ter um metadado multivalorado “Tiragem”. Possivelmente um metadado composto com um filho Texto simples que identifica a Prova do Impressor e um Metadado tipo URL que teria o link pro certificado de autenticidade.

Interessante, daí faço um QRCode só, para o item. E dentro dele o campo tiragem, multivalorado, mostra que tem um elenco de 12 tiragens deste item.

image

Funcionou super-bem…obrigada mais uma vez!

1 curtida

Isso!

Outro caminho, caso esta lista de tiragem cresça muito, é usar um metadado de relacionamento com uma coleção só de tiragens. Usando os recursos adicionados recentemente, de mostrar mais metadados da relação no item, teria um layout bem parecido com o do metadado composto, mas com a vantagem de existir uma lista separada, com paginação, filtros e tals…