Página de resumo do acervo

Pessoal

primeiro parabéns pelo fantástico trabalho! estou usando para coleção particular de video games retrô. Uma das features interessantes quando divulgamos esse tipo de coleção é um painel de estatísticas com informações relevantes da coleção, como quantidade de itens por categoria, por tipo (itens de algum valor da taxonomia) e somatório do valor investido e valor de referência de mercado. Seria possível desenvolver algo assim?

Entendo as dificuldades, originalmente gostaria de ter um somatório de um metadado numérico que utilizo para valorar a coleção e saber qual o valor total do acervo, mas pensando em como usar isso, entendi que um painel disponível em uma página publicável com resumo geral seria mais interessante, incluindo essa funcionalidade.

obrigado.

Salve @Lucas_Alexandre seja bem vindo à nossa comunidade!

Então, este tipo de demanda pode ter várias frentes.

Hoje temos dois recursos que vão por aí.

O primeiro é a tela de relatórios, que imagino que você já tenha explorado. Porém ela fica restrita ao Admin. Até temos planos para no futuro usar blocos gutenberg para exibir algumas destas informações, porém isso ainda está um pouco no horizonte.

Mas um bloco gutenberg que já existe e que você já pode utilizar é o bloco de Facetas. Com ele você pode exibir valores de metadados ao lado de um contador de quantos itens possuem aquele valor de metadados. Ele possui alguns layouts como lista, grade e nuvem de palavras.

De qualquer forma, muitos recursos nesta área de painel analíticos tendem a ficar limitados em termos de performance. Um somatório de valores numéricos por exemplo é algo que não imagino que vamos ter um dia. Entretanto tem gente explorando isso de formas mais complexas, por exemplo usando ferramentas apropriadas de BI (como Metabase, PowerBI, Apache Superset) para ler os dados do banco do WordPress e montar suas análises, embedando os resultados em site. Seguem dois exemplos onde eu sei que os dados estão vindo do Tainacan, porém sendo processados em outra ferramenta:

oi Mateus, obrigado pela pronta resposta. Vou tentar as facetas, confesso que não tinha visto. Vou estudar também essa questão dos BI, não tenho conhecimento hoje para fazer esse tipo de coisa mas não me parece ser algo muito problemático. será que algum plugin do WP traria isso?

Mais uma vez obrigado e parabéns pelo projeto.

Acho difícil encontrar algo pronto em termos de plugins porque para levar os dados pra estas plataformas você vai precisar tomar algumas decisões de negócio, especialmente como representar dados compostos (taxonomias, relacionamentos, compostos, multivalorados) de forma linear nos modelos de dados mais lineares que estas plataformas esperam. Nos cenários em que conhecemos, quase sempre envolveu alguém com conhecimento em banco de dados.

entendi. tinha pensado algo simples mesmo, contagens por taxonomia e somatório de campo numérico. nada muito especial, porém desconheço o nível de profundidade que o WP me dá pra fazer isso. vou pesquisar. obrigado mais uma vez.

Pode parecer simples mas pensa que no modelo do banco de dados do WordPress estas coisas estão guardadas em um esquema relacional. Aqui um diagrama pra ter uma noção:

Metadados numéricos, teriam seus dados guardados na tabela `wp_postmeta` e termos de taxonomias precisariam ser encontrados através da `wp_term_relationship` e suas relacionadas. Daí fazer o somatório dos totais implica em visitar estas tabelas contando as referências dela à `wp_post` que é onde estão os itens mesmo…. saca, não é como se as coisas estivessem prontas em uma planilha pra sair contando.

Mas é isso, é possível, com os requisitos bem definidos, montar um painel que beba destes dados de tempos em tempos.