Aumentar a quantidade de relatórios do Tainacan

Oi pessoal, tudo bem? Queria deixar uma sugestão pro futuro.

Quando analisamos os relatórios do Tainacan, achamos que eles são bem limitados no que meu cliente precisa.

Por exemplo, ele gostaria de ver relatórios baseados em algum metadado específico que têm. Quantos foram alterados, quais os últimos itens criados, etc.

Como sei que isso é bem específico para cada uso do Tainacan, acredito que se fossem criados relatórios que podem ser baseados nos metadados e funções pré-definidas (quantidade, mudanças, últimos itens alterados, etc) para cada tipo de metadado, talvez funcionasse. O cliente mencionou que a aplicação antiga tinha bastante relatórios que ele usava pra ver como estava o estado do acervo, quais os últimos itens trabalhados, quais números ele usou por último na classificação (metadado customizado), etc.

infelizmente não tenho o nome do software antigo, mas imagino que vcs conheçam bastante opções pra tentar trazer modelos de relatórios como base.

Obrigado!
Fred Marvila

Oi @marvila!

Esta questão de filtrar os relatórios e alterar a ordenação deles é algo que bate na gente de tempos em tempos. Hoje em dia eu não vejo muito futuro nisso porque o modelo de dados do WordPress não é apropriado pra este tipo de consulta, principalmente se for algo instantâneo, sem disparar uma operação em plano de fundo, por exemplo. Nossa API de Relatórios já tem estratégias bem limitadas para cachear os dados e obter os totais sem uma filtragem, seja ela estática ou dinâmica.

Vale lembrar que há a API de Atividades, que é o que alimenta as telas de atividades. Nelas você pode ter um acompanhamento com filtros por usuário, data e até ver as alterações em nível de repositório, coleção e usuário. Mas aí é sem totais ou sumarizações como os Relatórios oferecem.

Por isso o que temos recomendado, em cenários onde isso se torna uma demanda muito forte, é o uso de uma ferramenta mais apropriada de Business Intelligence. No MuseusBR por exemplo, para criar os painéis analíticos, usamos o Metabase. O desafio aí é montar uma estratégia de integração. Nós fizemos uma consulta SQL bem pesadinha que é rodada toda noite puxando os dados para o Metabase e oferecendo uma versão linearizada dos dados.

Esta é a treta: os dados no modelo do WP são extremamente relacionais, há tabelas com auto-relações e há informações compostas (como taxonomias, relacionamentos e metadados compostos) que não se expressam na boa e velha “tupla”. Mas estas ferramentas de painéis analíticos esperam isso: uma tabela com linhas e colunas e todos os dados disponíveis em memória de uma vez.

1 curtida

Muito obrigado, @mateus.m.luna !

Agora consigo explicar melhor e oficialmente pro meu cliente por que isso acaba não sendo possível :slight_smile:

Super te entendo. passo por essa questão da estrutura do DB do WP em outros projetos também.

Até!

Tranquilo, obrigado pelo compreensão :smiley:

Para o futuro eu vejo mais chance de evoluirmos a tela de Atividades do que a de Relatórios. Há uma demanda constante de podermos exportar eles por exemplo, ou acrescentar mais filtros (por tipo de atividade). Mas tudo isso só vai ser possível após avançarmos com uma issue bem técnica que nós temos vontade de puxar se não ainda este ano no início do ano que vem:

Nós pretendemos migrar nossos logs (atividades) para uma arquitetura de tabelas própria ao invés de reaproveitar a existente hoje do WP. Isto vai ser trabalhoso e de início trazer mais benefícios de performance mas pelo menos abre portas pra discutirmos features futuras neste sentido que melhorem as possibilidades de gestão.