Ajuda para criar os metadados

Olá. Estou precisando de uma ajuda para criar os metadados das coleções. Alguém poderia me ajudar?

Olá @Museu_SN, tudo bem?

Claro, estamos aqui para ajudar. Mas poderia ser mais específica? Que dificuldades você está enfrentando? Tem alguma dúvida sobre os tipos de metadados? Um bom lugar para começar é dando uma lida aqui:

sim, estou com duas dúvidas principais.
A primeira é se existe uma maneira de criar metadados alfanuméricos (ou só é possível fazer numérico).
A segunda é sobre criar metadados com “conexões” tipo este aqui:


Já tentei usar o metadado “lista de seleção” e o “relacionamento”, mas não fica com essa forma de navegação (tipo Wikipédia). Estou pensando que uma forma seria usar o “taxonomia”, mas aí teria que criar uma taxonomia para cada campo da descrição.
Deu pra entender?

Acho que sim @Museu_SN, vamos por parte

Não entendi bem quanto ao “alfanuméricos”, mas o tipo de metadado “Numérico” não atende ao que você precisa? Se você está se referindo ao “Século XIX” por exemplo, aquilo com certeza é um metadado tipo Taxonomia, onde alguém tomou o cuidado de criar os termos Século X, Século XI, etc.

Você também pode usar o metadado numérico para guardar os números da seguinte forma: 10, 11, etc. E daí na hora de criar um filtro, usar o filtro “De intervalos”, que permite dar nome aos intervalos que poderiam então ser apresentados como “Século X”, “Século XI”. Isso vale pros filtros na lista de itens. Porém, na página do item em si, eles seriam exibidos como 10, 11, etc.

As tais conexões são com certeza ou Relacionamentos ou Taxonomias. Como diferenciar? É o seguinte:

  • Relacionamentos ligam itens a itens. Podem ser itens de uma mesma coleção ou de coleções diferentes. Se o que você busca é o tipo de ligação à-lá-wikipédia, você provavelmente está pensando em metadados tipo Relacionamento mesmo. No exemplo que vc mandou, eu chuto que Fabricante e Autor podem ser relacionamentos, neste caso deveria existir uma coleção de Pessoas, onde estariam estes itens, e o Não Identificado seria um item criado para se conter estes casos onde não se sabe o autor/fabricante.
  • Taxonomias ligam itens a uma lista de itens de mesmo termo. Ou seja, categorizam o item, agrupam ele sobre um conceito. Tenho quase certeza que no exemplo que vc mandou, Material, Técnica e Data de produção são taxonomias, sendo os dois primeiros multi-valorados. Clicando em qualquer um destes links (que são termos de taxonomias) você vai cair na lista de itens que também possuem este termo, nesta taxonomia.

Fez sentido?

Fez sim, muito obrigada pelas respostas.
Vou continuar criando aqui e testando.
Assim que caminhar mais um pouco eu digo se consegui.
Obrigada.

2 curtidas

Olá Mateus. Resolvi colocando Taxonomia em quase todos os campos. O que queríamos era exatamente esse agrupamento.

Obrigada pela atenção.

1 curtida