@martimpassos por coincidência este pedido também tem relação com uma feature que vem sido discutida. É algo que eu imagino pra depois do meio do ano que vem, mas aproveitei pra abrir a issue aqui também:
Porém nós estamos enxergando isso de uma forma mais restrita. Eu não acredito que estes campos seriam automaticamente convertidos em metadados do item, em particular porque cada arquivo, inclusive os anexos, podem ter suas informações EXIF e mesmo se estivéssemos falando apenas do documento principal ainda teríamos aí um desafio de criar uma etapa de mapeamento.
O que a issue hoje propõe é guardar e expor de alguma forma mais proeminente na interface os metadados EXIF que conseguirem ser extraídos, mas com uma distinção mesmo de funcionalidade. Portanto não teria por exemplo um vínculo imediato com um metadado de geocoordenada, este tipo de integração é bem complexo se pensarmos que precisaríamos já saber que o campo existe por exemplo.
Porém, uma vez existente de alguma forma, podemos sim imaginar soluções via código que puxem esta informação e preencham em um metadado de fato, isso em um plugin ou tema com uso de alguns filtros em PHP.
De qualquer forma, eu me adianto pra dizer que, embora ache muito legal os diferentes usos que as pessoas fazem do Tainacan, eu tenho receios de recomendar fortemente para alguns usos mais criativos que às vezes o pessoal propõe, especialmente se não houver já uma expectativa de poder envolver gente pra botar a mão na massa e criar features.
Por exemplo hoje nós temos sim soluções pra submissão de itens via usuários externos mas elas claramente tem limitações. Já nossa responsividade mobile, principalmente na área administrativa pode deixar a desejar. Eu sinto que podem existir alternativas de plataformas por aí que foram mais pensadas para este cenário… E mesmo esta e a outra feature que eu mencionei pra você estão no meio de uma longa fila de demandas que várias frentes de usuários tem pra gente e é sempre um desafio balancear como atender estas demandas mantendo uma certa coerência com o foco de uso do projeto. Tem ideias que tivemos 4 anos atrás que só agora estão encontrando espaço para tomarem vida.
Digo isso mais pra balancear expectativas, mas de qualquer forma, seguimos a disposição aqui pra tirar dúvidas e discutir estes projetos futuros, ok?