Projeto Museus Virtuais UFPEL

Olá pessoal sou Rafael Chaves Museólogo e atuo como voluntário no MUDI e MCB.
Desde 2014 no Museu das Coisas Banais sinto uma dificuldade por conta da equipe ser reduzida, a falta de criação de conteúdo por não ter design. Minha idea é a criação de um programa especifico para a criação de cartazes e banners, com o logo, ícones, cores. Como se fosse tipo aquele programa online CANVA. Queria saber se seria possível.

Olá Rafael, tudo bem?

Bem vindo ao nosso fórum! Então, acho que a pergunta é ampla, vai depender muito do que você busca.

Primeiro, deixe-me expressar minha admiração pelo MCB, é um projeto muito bacana e que um dos responsáveis por nos inspirar a criar o bloco de submissão pública de itens!

O WordPress oferece diversas opções de design através dos seus temas e plugin, por isso pode ser meio abstrato definir este programa que você diz. Embora nada te impeça de você criar peças no Canvas por exemplo e depois subi-las para o site como imagens, acho que vale explorar um pouco dos Blocos Gutenberg, que são a maneira como divulgamos nossos acervos hoje em dia. Temos um webinário focado neles:

Alguns plugins de blocos, já oferecem inclusive “Templates pronto”, ou “Padrões de Blocos”, que te permitem com um clique inserir vários blocos pré-configurados já com algum toque de Design. Vou citar aqui o GetWid, Stackable e o Kioken. O WordPress recentemente lançou o diretório de padrões deles inclusive, tá bem legal:

E se você não quiser usar o editor de blocos, tem plugins específicos pra criar Banners que vão vir também com os próprios editores deles e alguns designs prontos também. Por exemplo o SmartSlider:

Enfim, são várias opções, tudo vai depender um pouco da sua demanda e do esforço para aprender a mexer um pouco com estas ferramentas novas que estão surgindo por aí.

Fico feliz em saber que gosta do nosso trabalho.
Gostaria de entender um pouquinho, mais será que poderíamos marcar um dia para que eu passe a ideia, eu não intendo nada de programação.

Idealmente não seria preciso programação alguma para se usar estas ferramentas que mencionei @Rafael. Você pode dar uma olhada no webinário e dalí trazer algumas dúvidas mais específicas aqui do que está querendo montar :wink:

Obrigado Mateus eu vou dar uma olhada e vou te perguntas. E vou montar um esquema do que realmente eu preciso.