Sessão de Importador não encontrada

Bom dia!
Não estou conseguindo importar um CSV, que irá em anexo.


depois desta mensagem: Sessão de Importador não encontrada, se mesmo assim insisto em clicar em Executar, vem esta outra tela, com o erro 400

DIFT-Dirce Fett Tainacan-codigosnovos.csv (2,4,KB)

Desde já agradeço

Oi @marinacdarosa
Aqui comigo a importação funcionou… você pode nos mandar uma captura de tela da sua página de diagnóstico do sistema?

Oi Mateus,

Sim, segue, desculpe por não ter enviado antes.

Não sei se tem algo a que ver, mas eu consigo exportar. Só que não consigo fazer download do CSV, quando clico em Download, vem o arquivo todo aberto. Isso tudo ficou ‘cheirando’ a algum espaço que ficou faltando para upload e download (em termos leigos, é claro).

@vnmedeiros, a sessão do importador está retornando este erro pode estar na lista de coisas que zoaram no PHP 8?

boa tarde

sim, o Tainacan ainda não é compatível com o PHP 8 estamos trabalhando para que na próxima versão o suporte já seja adicionado.

aconselho por enquanto usar a versão 7.4 do PHP

eu tive que voltar! suspeiotei de cara da compatibilidade…

Olá!
Alterei para o 7.4 de manhã


e agora fui tentar e continuou igual: abrindo o CSV direto em uma guia do Chrome.

https://acervovivo.com.br/wp-content/uploads/tainacan/exporter/65dd02c329dcd_dirce-fett_csv_export.csv

image

Está acontecendo em outra instalação também.
O que as duas têm em comum é que o Tainacan foi instalado (e populado) em um endereço provisório e depois foi para o o endereço ‘definitivo’.
Desse momento em diante não consigo mais importar e exportar.
Faz algum sentido?

https://verareichert.com.br/wp-content/uploads/tainacan/exporter/65c7bc6793466_vera-reichert_csv_export.csv

Só um detalhe que eu me perdi um pouco aqui na questão.

O arquivo aparecer direto no navegador ao invés de arquivo é simples de se “contornar”… é clicar em salvar no próprio navegador. Mas você continua recebendo erros 400 ao tentar importar ou exportar, relacionados à sessão do importador, mesmo após a mudança do PHP é?

Marina

Tenho um certo receio desta passagem pçor outro endereço, reversão do PHP com o WP instalado…
Como tua coleção é grande e já foi muito manipçulada, (não sei como fizeste a migração, se por backup, pelo importador do teu novo host) minha sugestão era:
-partir de uma instalação nova, limpa do WP
-importar as coleções referenciando apenas as imagens em alta de pasta remota, de preferencia no próprio novo host (para geração de novas imagens)
-se quiser conversar passe um mail

Oi Mateus,

É bem isso.
Eu até tenho copiado e colado, embora esteja tendo problemas com os caracteres especiais.

E não consigo importar de jeito nenhum.

Oi Sergio!
Obrigada pelo seu interesse e atenção, sempre.

Vou tentar reunir o que sei, até agora, pois sempre tem espaço para aprendizados.

Eu administro três tainacans em domínios diferentes:
.o Acervo Vivo com várias coleções diferentes dentro dele
.o acervo da Vera Reichert em um domínio próprio
.o acervo de Silvia Azevedo, também em um domínio próprio.
O site da Silvia Azevedo foi criado do zero e a ‘instalação’ do Tainacan já foi no domínio definitivo e começou com um upload dos metadados e depois um upload das imagens.
O site da Vera Reichert já existia e passou por um redesign em um endereço diferente até a aprovação da cliente, sem tirar do ar o antigo. A ‘instalação’ do Tainacan neste endereço alternativo foi feita da mesma forma: upload do CSV com os metadados e depois as imagens. Como essa aprovação demorou, eu segui usando o tainacan neste endereço alternativo com várias importações e exportações. A partir do momento que foi para o endereço definitivo eu não consegui mais exportar fazendo download (apenas copiando do navegador), mas ainda não tinha sido necessário importar. Na semana passada eu tentei importar e recebi o mesmo erro que estou recebendo no Acervo Vivo.
O do Acervo Vivo foi a migração do wordpress.com para o Hostinger. O profissional que fez a migração para mim seguiu o passo a passo da wiki (inclusive driblando da melhor maneira possível a questão do plugin gratuito e etc), e colocou em um endereço do domínio dele mesmo, para que eu verificasse a integridade (mas eu não importei ou exportei nada, me esqueci disso). Nesse ambiente de teste já havíamos notado a ausência das miniaturas, mas isso é outro problema diferente. Nesse ambiente de teste ele também corrigiu vários links corrompidos de algumas páginas e postagens minhas.
Assim que eu fiz a compra da nova hospedagem ele passou este conteúdo para o endereço definitivo e cá estamos nós.
Assim como na instalação da Vera Reichert eu não consigo importar ou exportar como fazia antes.

Eu até poderia fazer como você falou, de começar uma instalação do zero e fazer importação de imagens em alta e tal, mas antes preciso pode exportar e importar, senão não vou conseguir.

Espero ter ajudado na compreensão e estou à disposição.

As duas instalações: Vera e Acervo Vivo voltaram a exportar, agora a pouco.
Talvez o efeito da mudança do PHP de 8 para baixo não tenha sido tão imediata quanto eu imaginava.

O erro na importação persiste.
Fecho esse tópico e abro um só para a importação?

Pode manter, acho que este era o foco inicial mesmo. Precisamos entender por quê a sessão do importador não está sendo encontrada… isso é bem difícil de se debugar porque me parece ter relação com a instalação mesmo, algo à nível do servidor talvez

A treta é longa mas vamos lá…

Depois de algumas investigações no banco, conseguimos emular um envio que funcionou.

O que ocorre é que o arquivo foi provavelmente salvo em algum sistema Windows e por razões históricas, a maneira como a codificação dos dados funciona nele gera caracteres escondidos no CSV. Estes caracteres mais adiante no processo de guardar os dados do importador quebram a forma como o WordPress salva as coisas no banco. Pra entender melhor:

O arquivo CSV que a @marinacdarosa tem em mãos está com as quebras de linhas configuradas nesse padrão CRLF. O teste que fizemos que funcionou estava no padrão LF. É chato mas é possível converter, tem alguns conversores online e muitas vezes editores de texto mais básicos oferecem essa opção:

Nós vamos investigar alternativas pra detectar isso já no servidor, de forma que se um arquivo desses for enviado possamos tentar converter.

Uso o Editpad Lite que faz as conversões.
Acredito que o Open Refine o faça de forma automática, tem que investigar

1 curtida

Marina

O Acervo Vivo é uma coleção grande, passou por vários processos, reversão do PHP com o WP instalado,
teve ter rascunho e coisa acumulada no banco de dados.
A minha sugestão é, faça uma nova instalação paralela, nativa no php 7.4
e importe pelo tainacan da outra instalação.
As imagens já estão no servidor, o que facilita.
Nada melhor que uma instalação nova, o bd vai ficar menor e mais enxuto.

1 curtida

complementando e juntando as duas repostas, passe pelo Open Refine antes de importar…