Criação de taxonomia de relacionamento

Olá, tenho um site de documentos familiares e gostaria de associar itens que estão agrupados em diferentes coleções. Na verdade comecei a fazer isso através dos anexos de outros documentos relacionados nos anexos dos itens. No entanto, acho que não estou a fazer a taxonomia de relacionamento corretamente, a vantagem de fazer o relacionamento via metadado seria poder relacionar objectos com várias pessoas sem ter que repetir o mesmo item nos anexos de cada um repetidamente. Há algum vídeo/webinário sobre isso passo a passo? Obrigada, Erika

Oi @erikamarins , tudo bem?

Admito que não entendi bem a questão, acho que mais por uma questão conceitual aqui. Existem dois tipos de metadados diferentes:

  • Metadado relacionamento: estabelece uma ligação item a item, seja da mesma ou de outras coleções. Recentemente adicionamos opções de exibir mais informações de uma relação, de modo que em um item, você possa ver vários metadados do item relacionado, como uma “mini-ficha” da relação.
  • Metadado tipo taxonomia: estabelece uma relação entre um item e um “termo” de uma taxonomia, que é um sistema de categorização.

Ambos podem ser multivalorados e usados por mais de uma coleção. Mas talvez falte entender um pouco mais do seu caso pra conseguir te orientar :slightly_smiling_face:

Olá Mateus,
Desculpe estar sempre a perguntar coisas, não me expliquei muito bem , tenho noção disto. Acho que com a taxonomia ainda estou a entender-me relativamente, pois senti necessidade de separar fotos de identificação de fotos de viagem, e futuramente de estúdios fotográficos antigos e fotografias comparativas.
O que não estou a saber fazer é a configuração da taxonomia relacionamento, pois aparece aquela listinha de qual coleção quero buscar o item e tenho vontade de marcar as caixinhas todas. Peguei o exemplo da Mariquitas, para ver se me explico melhor com os recortes de tela. Esta irmã escreveu ao irmão mais novo e explicou a estória da família, um dos documentos mais interessantes. A carta da Mariquitas mora na coleção Cartas de Família, mas quando eu coloco o nome do arquivo da carta nada acontece, ou melhor diz que não acha. Já vi o vídeo do Germano e o outro mais recente, do rapaz de blusa branca e óculos que é bom(era simpático ter o nome dele) , mas pena que acaba sem dar os passos todos, por isso entalei aqui. Será que o problema é o tal “metadado para busca” que eu não sei definir? O item é uma carta e só há 4 cartas, então é mesmo pelo título, certo? O exemplo da Wiki 083 devia ser mais extenso. Seleciona a coleção e o metadado, mas fiquei na mesma…
Tenho resolvido a questão com a inclusão dos anexos, mas esta foto estará tb na descrição do irmão, daí ter pensado que valeria a pena usar o relacionamento sem ter que repetir anexos em todo lado. Isso era se eu soubesse como fazer, daí ter que perguntar …
Muito obrigada mais uma vez :slight_smile: Erika


Ok, ainda sigo sem entender 100%, mas começou a dar uma luz aqui. Algumas informações:

  • O metadado tipo relacionamento não consegue estabelecer relações entre diferentes coleções. Só um por vez mesmo, então não rola sair selecionando várias. Neste caso teria que criar mais de um metadado de relacionamento, penso eu.
  • Esta configuração de “metadado para busca” diz por quem você vai buscar quando tentar estabelecer a relação. Embora na página do item em si possam ser mostrados vários metadados da relação, o vínculo em si é estabelecido por um metadado só, este que for configurado aí (geralmente é o título).
  • Infelizmente, anexos não podem ser usados como “metadados para busca”. Isso porque eles não são metadados, são uma coisa realmente separada. Nós temos planos para em versões futuras criarmos um metadado “tipo anexo”, que permita este tipo de relação. Mas isso está mais pra frente…

Baseado no que você tem dito, eu já vi gente usando uma coleção dedicada só para os anexos/arquivos, onde cada foto é um documento de um item separado. Daí nos itens de outras coleções onde se referencia este arquivo, usa-se o metadado de relacionamento. Não sei se resolve sua questão, mas me parece ser um caminho…

Fiat lux, Mateus!
Relacionei a Mariquitas com a carta, tudo bem! Só agora entendi que era para fazer o item relacionado ficar azul e virar link, não caiu logo a ficha.
Agora no caso do José Maria (um gajo importante) que foi revolucionário, governador e cônsul, que faz um álbum de fotos da viagem e manda uma carta à mãe, usei o relacionamento para o colocar o José Maria como autor da foto e mudar a coleção de busca para os retratos. Assim a relação vai para o item dele, então já gostei… e vou dar um jeito de usar o relacionamento assim “disfarçado”.
Para não perder a viagem queria saber se há meio de escolher os metadados só pelos termos da taxonomia, pois pela coleção toda fica um monte de campos vazios, aí dá vontade de fazer outra coleção para corrigir. Meu exemplo é o da coleção fotografias que usei Categoria como taxonomia para Retratos e Fotografias de Viagem, e nesta última fico com Nascimento e Falecimento sem nenhum valor. Esta dica da coleção para anexos e arquivos não é má, só parece uma repetição daquilo que já existe, só que fora da caixa, e me faz pensar que: se o repositório é “A COLEÇÂO das coleções” era muito mais prático poder ir buscar ao Repositório todo, arrumado ou não, está tudo lá. As coleções são práticas para organizar, mas esta falta de mobilidade para passear é enjoadinha.
Se puder enviar algum link de exemplo, de um site que fez isso que vc falou, seria ótimo para perceber melhor. No mais, muito obrigada, como sempre … Sinto-me um bocado mané, a tomar o precioso tempo do líder do projecto, mas é sempre positivo no final. Valeu, boa semana!

1 curtida

Se eu entendi bem, você está querendo usar o metadado tipo taxonomia como metadado de busca em um metadado de relação, é isso? Isto deve ser possível sim, nas configurações do metadado de relacionamento, você vai marcar o de taxonomia como busca. Daí ao procurar pelos itens que você quer relacionar, vai digitar termos.

De cabeça aqui não consigo lembrar. Mas é porque este é um recurso relativamente novo, falamos sobre ele no post de lançamento dessa versão: