Teste agora! Versão 1.0.0 RC do Tainacan disponível

English below

Olá comunidade! :waving_hand:

Após mais de um ano de desenvolvimento, é com muito prazer que finalmente podemos compartilhar com vocês nossa primeira RC (Release Candidate) da versão 1.0.0 do Tainacan :tada: :tainacan:

Esta é a primeira versão do Tainacan a trazer um conjunto de mudanças grandes o suficientes para considerarmos “quebrantes”, ou seja: muita coisa mudou de lugar.

Durante as próximas semanas, queremos coletar o feedback daqueles que forem mais aventureiros e estiverem em condições de experimentar as mudanças de interface tragas principalmente para o Painel Administrativo, além de alguns recursos novos há muito tempo aguardados. Não faremos aqui uma lista detalhada de tudo o que mudou porque ainda precisamos elaborar esta documentação mas quem experimentar vai ver de cara: é bastante coisa.

Baixe aqui a versão 1.0.0-RC do Tainacan

Durante estas semanas de teste, faremos postagens explicando as novidades e discutindo um pouco do por quê de cada coisa. Não deixe de nos contar o que você achou! :blush:

Destaques

• Uma nova página inicial do admin com cartões que levam a áreas importantes, documentação e notícias.
  • Uma interface de administração modernizada — mais responsiva, acessível e personalizável.
  • A página de configurações do plugin: ajuste o comportamento do plugin, visualizações padrão, indexação e modelos de página.
  • Diga olá para a seção “Meus itens”: uma nova maneira de visualizar somente os itens que você criou.
  • Navegação redesenhada: menus mais claros e uma nova barra lateral com informações sobre a versão e links diretos para o site.
  • Menus reorganizados para melhor usabilidade: relatórios, exportadores e processos agora têm suas páginas próprias e contextualizadas.
  • Novo bloco Gutenberg: “Itens relacionados a este”, que reúne itens relacionados com base em metadados de relacionamento.
  • Desenvolvedores: obtenha acesso a novas classes base, componentes modulares, ganchos de formulário e estrutura aprimorada nos bastidores.

Perguntas frequentes

• Como instalar? Baixe o .zip aqui e no Painel Administrativo do WordPress acesse → Plugins → Adicionar plugins → Enviar plugin. Após instalar, acesse alguma página do Tainacan e faça pelo menos uma vez a limpeza de cache do seu navegador para aquela página (CTRL+SHIFT+R).
  • Quero voltar para a versão anterior. O que faço? Basta remover o plugin e baixar novamente a versão disponível no repositório de plugins do WordPress (0.21.16).
  • O que você quis dizer com quebrante? Vou perder meus dados? Não, calma… a nova versão não altera dados do seu acervo. Porém ela muda drasticamente onde as coisas estão localizadas (em sua maioria na parte administrativa). Nos raros casos em que você tenha feito customizações via código à interface administrativa do Tainacan (como usar variáveis de ambiente para esconder elementos) estas alterações podem sim deixar de ter efeito e ajustes em código serão necessários. Links para a parte administrativa também podem ter sido alterados caso você já os tenha inserido manualmente em uma página ou documentação.
  • Tem muita coisa em inglês… sim, por ainda não termos lançado oficialmente não temos ainda como fazer as traduções do que há de novo. Não se preocupe, quando lançarmos oficialmente tudo estará traduzido!
  • Posso voltar a ter o painel administrativo do Tainacan escondendo o painel do WordPress como era antes? Sim! Na tela inicial vá no canto superior direito em “Opções de tela” e selecione “Hide WordPress navigation”

Português acima

Hello community!:waving_hand:

After more than a year of development, we are very pleased to finally share with you our first RC (Release Candidate) of version 1.0.0 of Tainacan :tada: :tainacan:

This is the first version of Tainacan to bring a set of changes large enough to be considered “breaking,” meaning that a lot has changed.

Over the next few weeks, we want to collect feedback from those who are more adventurous and able to try out the interface changes brought mainly to the Admin Panel, as well as some long-awaited new features. We won’t list everything that has changed here because we still need to prepare this documentation, but those who try it out will see right away: it’s quite a lot.

Download here Tainacan version 1.0.0-RC

During these weeks of testing, we will be posting updates explaining the new features and discussing a little bit about why each one was added. Be sure to let us know what you think! :blush:

Highlights:

• A brand new Admin Home Page with cards linking to key areas, documentation, and news.
  • A modernized Admin Interface — more responsive, accessible, and customizable.
  • Introducing the Settings Page: fine-tune plugin behavior, default views, indexing, and page templates.
  • Say hello to “My Items”: a new way to quickly view items you’ve created.
  • Navigation Revamp: clearer menus and a new sidebar with version info and direct links.
  • Reorganized menus for better usability: reports, exporters, and processes now have their own contextualized places.
  • New Gutenberg block: “Items Related to This”, pulling in related items based on metadata.
  • Developers: get access to new base classes, modular components, form hooks, and improved structure under the hood.

Frequently asked questions

• How do I install it? Download the .zip file here and in the WordPress Admin Panel go to → Plugins → Add plugins → Upload plugin. After installing, go to any Tainacan page and clear your browser cache for that page at least once (CTRL+SHIFT+R).
  • I want to go back to the previous version. What do I do? Simply remove the plugin and download the version available in the WordPress plugin repository (0.21.16) again.
  • What do you mean by “break”? Will I lose my data? No, don’t worry… the new version does not change your repository data. However, it drastically changes where things are located (mostly in the administrative section). In the rare cases where you have made customization via code to the Tainacan administrative interface (such as using environment variables to hide elements), these changes may indeed cease to have effect and code adjustments will be necessary. Links to the admin page may also change if you have ever written one manually in some page or documentation.
  • Can I go back to having the Tainacan administrative panel hiding the WordPress panel as it was before? Yes! On the home screen, go to the upper right corner under “Screen Options” and select "Hide WordPress navigation”
5 curtidas

Parabéns Mateus e equipe, melhorou bastante a usabilidade, até agora, dos testes que fiz tudo ok !

1 curtida

Parabéns!! A interface melhorou significativamente e as novas funcionalidades são bem interessantes. O único problema que tive nos testes breves que realizei foi o texto escuro com fundo escuro no botão de criação de coleção e no menu dropdown de criação de itens:

Seguiremos testando nos próximos dias, agradecemos o desenvolvimento do plugin e não podemos esperar pelo lançamento da versão 1.0 oficial! :partying_face::partying_face:

Salve @Vinicius_Bard, obrigado por botar a mão pra testar, ficamos felizes que estejam gostando!

Quanto as capturas de tela que você trouxe, esta área cinza mostrada na primeira vem do Tema Tainacan Interface e se não me engano o objetivo dela é justamente mostrar como o texto fica ilegível no cenário em que você escolha preto como a cor de texto se a cor de fundo for preta. Eu não gosto muito deste input, mas de qualquer forma é algo que já está assim na versão atual do tema.

Já a segunda captura mostra sim algo estranho… aqui pra mim isto não ocorre, tem alguma chance de ser cache? Você consegue inspecionar seu navegado para identificar de onde está vindo o background-color deste elemento?

Perfeito, como na primeira captura o comportamento estava parecido com a questão identificada na segunda imaginei que pudessem estar relacionadas, mas percebo que faz sentido como input.

Quanto a outra questão, forcei um carregamento sem cache e persistiu, confesso que não testei em outros navegadores. Inspecionei e acho que mapeei o elemento correto? Não conheço muito da lógica web. Caso precisem de outros testes, estou à disposição.

Valeu @Vinicius_Bard acho que consegui identificar aqui a origem do problema. Se tudo der certo lançamos uma correção pra isso na RC2!

1 curtida

It looks good @mateus.m.luna I’m excited to try this version, but the link doesn’t work. Could you share again? Thanks!!

Hi @bizzle ! I did something funky with the links, sorry for that. Please try again, they should work now.

1 curtida

Eu uso o blocksy e o plugin de suporte ao blocksy do tainacan.

A versão 1.0.0 funcionará com o plugin de suporte ao blocksy também?

Tenho vários problemas com os processos de background que não terminam como relatei aqui e estou esperançoso que essa nova versão resolva, porém se não funcionar com o tema Blocksy, não consigo testar ou usar antes de ter uma versão atualizada desse plugin :slight_smile:

Até,
Fred Marvila

Salve @marvila !

Sim, o plugin de suporte e as integrações com o Blocksy seguirão funcionando!

A versão 1.0.0 não trás nenhuma alteração no que diz respeito ao funcionamento dos processo em plano de fundo, então sugiro seguirmos conversando nos tópicos respectivos para tentarmos entender que aspectos do servidor podem estar bloqueando o Cron ou os transientes. É um tópico complicado mesmo e difícil de investigar mas há pouco que conseguimos mudar do lado do plugin.

Obrigado por confirmar sobre o plugin de suporte ao blocksy!

Vou te marcar na última conversa, pois acho que conseguimos mais informações por lá nos últimos logs.

@Vinicius_Bard Pode testar novamente com os links atualizados para a versão RC-2 que coloquei agora? Creio que está resolvido. Não se esqueça de limpar o cache do seu navegador e do servidor.

1 curtida

Funcionando perfeitamente, muito obrigado Mateus!

olá, parabéns a equipe do Tainacan, a navegabilidade está excelente, painéis estão claros, intuitivos!

só vi uma questão pequena até agora: a última opção em configurações/formulário (CAPTCHA) está escondida pela barra dos botões de cancelar/concluir:

@tragnesia valeu pelo toque, vou corrigir isso!

1 curtida

Caros, o dia do lançamento se aproxima. Seguimos pedindo àqueles que puderem fazer testes que o façam, andamos corrigindo alguns detalhes.

Enquanto isso, caso queiram ter uma noção do que vem por aí, lançamos a Parte 1/4 do artigo onde falamos sobre as novidades do Tainacan 1.0:

1 curtida

Salve comunidade!

Seguimos avançando nos testes. Esta semana atualizamos nossos links de download com a terceira RC. Vários pequenos erros foram corrigidos nesta última versão, agradecemos a todos os que tem botado a mão na massa! Enquanto isso, que tal conferir nassa parte 2/4 sobre as novidades da versão 1.0?

1 curtida

Bom dia! Acabei de instalar a 1.0 (não achei link para 3ª RC) e configurei quatro filtros de uma coleção, porém ao ver a coleção no link público notei que outros filtros aparecem ao invés dos que eu acabei de configurar, como por exemplo URL (que é um metadado URL, e não e Lista de seleção, como aparece na imagem).

Salve @tragnesia!

O link disponibilizado neste post é o link da 3ª RC (estou atualizando mesmo link). Mas você pode confirmar olhando pro menu lateral, ao lado da logo deve estar escrito 1.0.0-RC3.

Neste caso o Lista de seleccíon aí se refer ao tipo de filtro, não de metadado.

Mas não entendi bem sua questão… os filtros que aparecem lá na lista de coleção são outros 4 além destes?

1 curtida