Metadado ou Taxonomia?

Tô com uma dúvida sobre se uso o metadado ou taxonomia para um acervo com várias coleções (agricultura, alimentação, cosmologia, etc…). Daí vou usar esses Metadados:

-Título
-Autor(a)
-Descrição

Tô na dúvida se coloco o formato (áudio, foto, documento, vídeo) como metadado ou como taxonomia? O ideial seria poder filtrar pelo formato também.

Alguma sugestão?

Salve @frdbr!

No Tainacan a Taxonomia é um tipo de Metadado. Ela é o que você vai querer usar para criar um sistema de categorização, ou seja, pra ter um vocabulário controlado de termos que vão definir aquele item. Então sim, pro caso do formato me parece ser o metadado ideal. Até mesmo para o Autor, se você tiver um conjunto de autores fechados e não tiver tanta informação sobre eles que justifique fazer outra coleção (pra usar um metadado de relacionamento), taxonomia também serve bem.

Legal, valeu a dica. Autores não temos definidos mas temos localidade, que seria então uma boa opção para ser uma taxonomia né?

E “ano”, acha que pode ser colocado como taxonomia (opção para acrescentar termos novos)?

Odoslané z iPhonu

Para o ano, acho que vale pensar:

  • Se é um conjunto pequeno e com bastante repetição dentro da coleção, as Taxonomias ainda são melhores. Uma coisa que é um pouco ruim delas é que você não tem muito controle sobre a ordem em que os termos são mostrados na hora de se preencher o valor no item.
  • Se podem variar bastante e você não sabe se vai ficar restrito à um conjunto mais específico, vale usar o metadado numérico. Outra vantagem aqui é que o numérico vai permitir ordenar a lista de itens por ano se você quiser. Também tem filtros mais específicos pra o numérico, como o intervalo de valores (entre 1999 e 2020, por exemplo) e o lista de intervalo de valores (com ele você poderia montar um filtro que seria uma lista de seleção tipo “século XX” ou “anos 30”.
1 curtida

Hmm, na verdade agora fiquei na dúvida se crio uma Coleção única com os temas (agricultura, alimentação, cosmologia, etc…) como taxonomias?

Pra isso tem uma regra de ouro:

Se os seus itens são descritos pelo mesmo conjunto de metadados (todos tem título, autor, descrição, ano, material, tema, etc), USE UMA COLEÇÃO. Mesmo que eles tenham valores diferentes nessa parte do tema. Porque Taxonomias vão te permitir ver as listas “separadas” como se fossem coleções mesmo assim. Dá uma olhada nessa página onde falarmos das páginas do Tainacan:

As Taxonomias geram essas “páginas do termo do item” que se parece muito com a página de uma Coleção, porém estão filtradas pelo termo da Taxonomia e podem ter imagem e descrição também.

Agora, se dentre os seus itens há uma diversidade de quais metadados existem ou não, vale criar outras coleções e relacioná-las com o metadado de relacionamento. Um exemplo muito comum é o de Obras e Autores. Obras possuem título, autor, descrição, data de criação, material, técnica… já Autor possui nome, data de nascimento, local de nascimento, etc. São claramente duas coleções diferentes.

2 curtidas

Agradeço a explicação, esclareceu demais! Então vou fazer as coleções por temas assim:

Agricultura

  • Título [Texto]
  • Autor [Texto]
  • Descrição [Texto Longo]
  • Ano [Numérico]
  • Formato [Taxonomia]

Deve resolver, que acha?

Parece bom, mas acho que o que eu perguntaria é se “tema” em si também não é um metadado de Taxonomia aí. Daí ele teria termos como Agricultura, Alimentação, Cosmologia, etc

Confesso que tenho essa dúvida também, especialmente agora tentando criar coleções não achei um jeito que aplicar os metadados do repositório para a coleção. Daí queria que ajustar isso para cada coleção. Nessa lógica a coleção seria o acervo todo e ficaria assim:

Acervo

Título [Texto]
Autor [Texto]
Tema [Taxonomia]
Descrição [Texto Longo]
Ano [Numérico]
Formato [Taxonomia]

Por mim tá perfeito isso aí. É uma coleção só mesmo.

Você pode usar os metadados nível repositório se quiser que estes metadados apareçam em futuras coleções também. Qual foi a dificuldade que você teve com aplicar eles para a coleção?

Por mim tá perfeito isso aí. É uma coleção só mesmo.

Sim! Vai facilitar demais ter que fazer um monte de banner para cada coleção… :slight_smile:

Você pode usar os metadados nível repositório se quiser que estes metadados apareçam em futuras coleções também. Qual foi a dificuldade que você teve com aplicar eles para a coleção?

Tipo criei um metadado de título como metadado de repositório mas quando crio a coleção ela já tem um metadado de título daí tenho que remover. Além de ter que mudar a ordem toda vez. Seria interessante ter uma opção de mudar a ordem dos metadados no repositório e poder importar eles nessas ordem. O ideal seria criar os metadados a nível repositório e poder salvar e daí quando for criar os metadados da coleção escolher a configuração pré-definida. Faz sentido?

Uhmm essas coisas confundem mesmo.

É o seguinte, “Título” e “Descrição” são metadados especiais, que já vem por padrão em cada coleção. Nós não temos como fazer eles serem nível repositório porque eles meio que já existem lá em qualquer uma que você criar. Use eles na coleção mesmo sem receio, porque mesmo em listas nível repositório (como é o caso da lista de itens do termo de uma taxonomia) eles vão aparecer.

A ordem dos metadados nível repositório não pode ser alterada no nível repositório (por enquanto, temos issue aberta pra isso). A razão é que como eles podem ser re-ordenados na coleção, daria meio que um nó ao termos a ordem da coleção que mistura caras herdados com caras criados ali mesmo.

Entendo, o ruim disso é que se não quero o metadado descrição terei que editar e mudar o nome ou desativar. Fazendo isso para várias coleções é trabalhoso. Mas pode ser que meu uso não é bem padrão…

Sim entendo. O descrição mesmo eu sei que muita gente desativa. Mas é meio que algo que herdamos do WordPress. Toda Coleção do Tainacan cria um “tipo de post customizado” do WordPress. E por padrão todo post tem dois campos: Título e Descrição (ou, o conteúdo, por assim dizer). O que o Tainacan faz é criar os outros campos e sobre estes temos mais controle sobre coisas como a herança do nível repositório.

Minha sugestão é usar o título que vem da coleção mesmo, já que ele é o que vai ser usado para diversos modos de visualização. E se a descrição não lhe servir, desativar mesmo.

1 curtida