Atualização de itens pela importação

Bom dia!
Vou contar uma longa historinha, o mais detalhada possível, mas em resumo é: gostaria de poder atualizar itens que já estão na coleção importando uma planilha.
Sei que é possível, pois no importador tem uma opção ‘Item Repetido: Atualizar ou Ignorar’.
Vamos lá:
criei uma coleção chamada Campo de provas, apenas para este teste.
Usei, para ela, o mesmo conjunto de metadados herdados do repositório.
Exportei a planilha com apenas 10 linhas como CSV UTF-8
Abri a coleção Campo de provas, Adicionar itens, CSV (screenshot_1)
Screenshot_1
Mapeei apenas 4 campos obrigatórios (código, descrição, título e autor) para facilitar o teste. (screenshot_3)
Screenshot_3
sucesso, 10 itens foram criados na coleção Campo de provas (screenshot_6)
Screenshot_6
a descrição deles é ‘sem título…’ agora vou exportar os itens da coleção, alterar a descrição para ‘com título…’ e importar novamente.
exportando (screeschot_7) com delimitador ponto e vírgula.
Screenshot_7
Por ser em UTF-8, os campos com caracteres especiais ficam deturpados (screenshot_9),
Screenshot_9
então, no excel eu abro uma planilha em branco, vou em Dados, De tText/CSV, 65001: Unicode (UTF-8) com o delimitador ponto e vírgula e escolho Carregar (screeshot_10)
Screenshot_10
quando ele abre essa planilha (screenshot_11)
Screenshot_11
então eu preservo o special_item_id e modifico o campo que desejo (neste caso passei a descrição de ‘sem título…’ para ‘com título…’ Salvo como CSV UTF-8 novamente (screenshot_12_
Screenshot_12
No Tainacan, vou em importadores, seleciono o arquivo que acabei de exportar, destino para o Campo de provas e escolho Atualizar, em Item Repetido. (screeshot_13).
Screenshot_13
Daí começa o drama: o que fazer com o special_item_id? (é o mesmo drama que tenho com o @special attachment…nunca consegui importar imagens) mapeio como? (screenshot_14)
Screenshot_14
Os demais campos em mapeei como de praxe (screenshot_15)
Screenshot_15
E alguns a ferramenta mapeia sozinha (screenshot_16)
Screenshot_16
sucesso na importação (screenshot_17)
Screenshot_17
e voilá! tudo repetido :frowning: (screenshot_28)
Screenshot_18

O que estou fazendo de errado?

Desde já agradeço,

Marina

1 curtida

Bom dia @marinacdarosa

vejo que o erro está aqui, o Tainacan deve mapear todos os campos especiais automaticamente, como você mostra na foto, porém o special_item_id, que é responsável por identificar o item que será atualizado, não foi mapeado e está aparecendo como uma opção de metadado.
Verifique se não tem algum espaço em branco no mone ou qualquer outro caractere estranho no cabeçalho dessa coluna (recomendo abrir o CSV com um editor de texto mais simples possível, tipo o bloco de notas).

Abraços…

Pois é…
também pensei nisso, mas olha só, pelo print dos dois:
o de cima é o que o Tainacan exportou e o de baixo é que eu salvei pelo Excel:


encaminho os dois aqui, em anexo também.ACVV-Cliente Vazio catalogação2.csv (4,4,KB)
6171646e740e3_campo-de-provas_csv_export.csv (4,7,KB)

Acho que conseguir entender o motivo dele não identificar o special_item_id,
o arquivo que vc mando aqui como exemplo usar a codificação UTF-8 BOM:

uma tradução livre direta do stackoverflow: (unicode - What's the difference between UTF-8 and UTF-8 with BOM? - Stack Overflow)

O BOM UTF-8 é uma sequência de bytes no início de um fluxo de texto (0xEF, 0xBB, 0xBF) que permite ao leitor adivinhar de forma mais confiável um arquivo como sendo codificado em UTF-8.

Traduzindo: O excel deve estar incluindo um caractere especial não visível no início do arquivo( converti o arquivo apenas para o encoding UTF-8 e funcionou). Uma forma simples de solucionar isso é deslocar a coluna special_item_id para o meio do arquivo, fazendo que ele ela não inicie mais o arquivo, isso deve ser suficiente.

O Tainacan faz uma comparação byte a byte por isso ele não identifica o special_item_id no inicio do arquivo quando se utiliza o UTF-8 BOM, vamos pensar em uma forma de evitar esse problema nessa variação da codificação.

Acho que é isso… vaaleu :v:t4: :v:t4:

3 curtidas

Show!!!
Bem isso mesmo!
Mas vou te contar…estou há meses sub-utilizando o Tainacan por que não conseguia atualizar via planilha…
Coloquei a coluna do special_item_id no meio, como você sugeriu, e ele importou certinho, Deu pra ver, de cara, que ia funcionar por que ele não conseguiu mapear a coluna Título, que foi a que ficou em primeiro (deve ter o maledeto BOM na frente)


Muito obrigada!

Agora vou começar meu novo sufoco que é importar as imagens. Não consigo entender, claramente a instrução lá na Wiki.
Vou tentar novamente (inclusive é sempre a primeira coluna, talvez aí esteja o erro).

Obrigada mais uma vez!

Não achei onde fechar o chamado. Pode fazê-lo?

Marina

1 curtida

Boa
que bom que funcionou.

Fique a vontade de mandar as dúvidas aqui no forum e se quiser citar as partes da wiki que não estão legais ou confusas que vamos evoluindo… e sinta-se livre também para colaborar com novas sugestões :slight_smile: