Cor de fundo do Blocksy não está sendo obedecida no Tainacan

O pessoal do suporte do Blocksy pediu para entrar em contato com vocês, pois em conversa com um dos desenvolvedores do Tainacan, foi identificado que este seria realmente um problema do Tainacan e não do tema.

Descobri que o Tainacan baseia a cor de fundo de alguns elementos e páginas na variável do Blocksy chamada --background-color, que é definida no CSS do body no arquivo global.css.

O comportamento da cor de fundo parece ter mudado da versão 2.0.71 do blocksy para a 2.0.72 e ainda está ocorrendo na versão 2.0.73.

Aqui está o CSS que parece estar com erro:

body {
background-color: var(--theme-palette-color-5);
background-image: none;
--background-color: var(--theme-palette-color-7, var(--paletteColor7, #ffffff));
}

Como você pode ver, o atributo background-color está definido para a variável --theme-palette-color-5 (que de fato é a cor que escolhi no customizador), no entanto, a variável --background-color está sendo definida como --theme-palette-color-7, com fallback para --paletteColor7, e nenhuma dessas cores foi escolhida em lugar algum no meu customizador como a cor de fundo.

Parece que a variável --background-color não está sendo atualizada quando a cor de fundo é escolhida no customizador.

Só encontrei esse problema porque o Tainacan usa a variável --background-color para definir suas próprias cores de fundo. Aqui está uma das variáveis usadas para controlar o fundo:

--tainacan-media-background: var(--background-color, #ffffff);

Para contornar o problema, tive que sobrescrever manualmente a variável --background-color do body através do CSS no customizador.

Isso seria de fato um bug?

Infelizmente, não posso fornecer o link para o site, porque ele está atrás de um firewall e só é acessível internamente.

Obrigado :slight_smile:

Salve @marvila, seja bem vindo ao nosso fórum!

Seria de fato um bug no nosso plugin de integração ao Blocksy. Esta variável é gerada neste contexto aqui:

Porém eu não consegui reproduzir este erro ainda… eu vejo ele acontecer na pré-visualização do menu Personalizar, ele realmente não atualiza “ao vivo”. Porém ao trocar a cor de fundo geral do site e atualizar parece estar funcionando… Com você mesmo após publicar as atualizações ela continua dessincronizada?

Oi Mateus, tudo bem?

Ela permanece aqui sim. Foi justamente na hora de mostrar uma mudança que fiz para o cliente que a cor de fundo acabou ficando escura e eu não entendi nada.

Imaginei que eu tivesse trocado sem querer a cor de fundo e não tinha sido o caso.

Tanto a página das coleções ficou com essa cor de fundo quanto os elementos de foto nos itens, por exemplo.

O que eu notei e que pode estar afetando o seu teste é que, por padrão, o Blocksy coloca apenas 6 cores na paleta, mas neste site eu tenho 13 cores no total.

Talvez tendo apenas 6 cores e vc escolhendo a 7a cor, ele não coloque nada na variável, indo para o fallback, mas como eu tenho a cor (e coincidentemente é uma cor bem escura), ele pegou a cor de número 7 e usou.

Acho que se vc tentar criar várias cores para a paleta geral do site vc deve conseguir ver a diferença também na página publicada.

Até,

Uai pera… ele coloca 8, não? Pelo menos nas configurações de cor geral. E por cor de fundo do site estou me referindo àquela opção lá do finalzinho do painel de cores geral.

Mas estou investigando aqui… pra eu conseguir simular, você pode me passar as versões tanto de tema quanto dos plugins que vc está usando? (plugin de suporte, Companion, etc)

Oi Mateus.

Não sei se são 8. Eu sei que num outro lugar do blocksy, ele mostrou apenas 6 pra mim.

As versões que usei eram:

Tainacan 0.21.11
Tainacan support for blocksy 0.3.4
Blocksy 2.0.72, mas também no 2.0.73
Blocksy Companion 2.0.72 e também no 2.0.73

Uso Elementor e também o PRO Elements caso isso faça alguma diferença.

Olá @marvila, acho que finalmente entendi a questão. Se puder testar pra mim:

O que acontece é que antes eles sempre guardavam as cores em um array contendo as configurações para desktop, tablet e mobile, mesmo que você não tivesse selecionado os dois últimos. Mais recentemente mudaram este comportamento, trazendo o objeto direto caso só um dos tamanhos tenham sido configurados :slight_smile:

1 curtida

Oi Mateus, tudo bem?

Acabei de testar essa versão do plugin e funcionou corretamente :slight_smile:

Removi o código CSS que eu havia incluído temporariamente, e troquei as cores de fundo do blocksy algumas vezes pelo customizer e todas foram para o background corretamente.

A única coisa é que, dentro do Customizer, a cor não muda, apenas fora dele. Não sei se antes funcionava, mas achei melhor mencionar também.

Obrigado!

Por aqui está resolvida essa parte e aguardo a atualização do plugin para ficar “oficial” :wink:

Sim, tem situações em que eu não compreendi bem ainda como chamar o trigger que mostra a alteração no preview, é meio esperado mesmo…

Mas que bom que resolveu, vou lançar a atualização em breve!

1 curtida