Critério para redimensionamento de imagens

Olá, estou fazendo alguns experimentos em relação ao suporte para IIIF e subi algumas imagens de teste. Uma delas, de 9297 × 7444px (15,8MB), não foi redimensionada (nem gerou derivadas, talvez parecido com Atualização do Documento com Imagens de Alta Resolução - #2 de vnmedeiros). Outra, de 5975 × 4220px (9,5MB) é redimensionada no upload e por mais que eu possa vê-la na pasta de uploads, o WP só me permite usar a versão scaled de 2560x1808px (1MB). Essa é a imagem que a API retorna como attachment do item.

O limite de tamanhos é controlado pela configuração de Media do WP? Ambas as imagens estão bem acima do que tenho lá (inclusive a imagem redimensionada), e editar esses valores não surtiu efeito:

Obrigado!

Salve @martimpassos!

Os recortes que estão sendo definidos nesta página aí não devem impactar os do Tainacan, as dimensões dele são registrados em código.

Imagens grandes deveriam sempre gerar o redimensionamento… se não foram pode ser algum problema com a imagick, eu chuto.

Recentemente passei por isso. O WordPress tem um filtro que automaticamente reduz imagens muito grandes (se não me engano maiores que 2560px) e só usa uma versão específica delas. Eu desabilitei com isso aqui:

add_filter('big_image_size_threshold', '__return_false');

E claro, há também o limite de upload que é aquele definido por umas constantes PHP, mas não deve ser seu caso né, se não elas nem teriam sido enviadas.

1 curtida

Valeu, @mateus.m.luna!

Considerando o outro tópico que colei aqui parece que imagens grandes estão quebrando o redimensionamento mesmo.

Isso faz sentido, porque é o tamanho para o qual a segunda imagem foi redimensionada. Eu baixei ela de um repositório Tainacan, será que eles aplicaram

também?

Por fim, fica a sugestão de permitir ao usuário configurar o tamanho máximo das imagens, sei que a maioria das instituições não tem equipamentos de ponta para digitalização, mas hoje em dia até os celulares fazem imagens maiores que 2560px… Isso não é muito uma questão se não há zoom implementado (apesar de afetar o download), mas com o suporte IIIF isso pode mudar.

Edit: engraçado que a imagem em ‘ultra resolução’ dribla tanto o resize do Tainacan quanto o do Wordpress…