Tainacan - Museu Nacional/Brasília

Buenas pessoal,
sou Taís e estou responsável por dar continuidade à colocação do acervo do Museu Nacional no Tainacan. Porém, após a atualização o Tainacan não está lendo as imagens da biblioteca do WordPress. Como faço para reverter isso? Aguardo um help! Obrigada.

Olá @Tais_Castro, tudo bem? Seja bem vinda ao nosso fórum!

Esta atualização envolveu alguma alteração na URL do site? O meu primeiro chute seria dar uma olhada nos links permanentes: Tainacan Wiki

Outro chute também é que podem estar faltando permissões nas pastas do servidor para envio de arquivos…: Tainacan Wiki

AH e outra questão que pode ser também, muita gente tem dificuldade com isto:

Talvez você esteja abrindo a biblioteca de mídias para inserir um anexo ou documento de um item e esteja esperando que você veja as imagens que estão na biblioteca de mídias do WordPress para escolher. Este não é o comportamento esperado! Você deve subir imagens e arquivos para o item pelo modal da galeria, já no Tainacan, ao invés de pela galeria na página de mídias do WordPress. Explicamos o por quê deste fluxo ter que ser assim aqui:

https://tainacan.github.io/tainacan-wiki/#/pt-br/inserir-e-editar-arquivos?id=entendendo-o-fluxo-de-submissão

A “exceção” para esta limitação que comentei acima é para imagens de miniatura dos itens e das coleções, que podem ser sim escolhidas da biblioteca de mídias.

Olá Matheus,
primeiramente obrigada pelo seu retorno.

Quando iniciei a colocação de imagens no Tainacan, adicionei em torno de 500 imagens na biblioteca do WordPress. Quando eu inseria no Tainacan ele lia essas imagens, mas após a atualização não lê mais. Estou tendo q inserí-las via Tainacan novamente, porém essas imagens são altamente comprimidas. Quando consigo acessá-las pelo WordPress uso o link o q me permite disponibiliza-las sem compressão, obedecendo o tamanho máximo de 12 mega sugerido pelo WordPress.

Gostaria de saber como configurar para que o Tainacan volte a “ler” a biblioteca do WordPress, como fazia antes da atualização.

oi @Tais_Castro, de nada!

Olha, infelizmente não tem como… o fato de que estas imagens eram mostradas pelo modal de inserção do item em versões anteriores eram um erro do plugin inclusive. Como explicamos no link, se usamos imagens enviadas pela galeria do WordPress para itens, a privacidade deles fica comprometida, pois não ficam armazenados na estrutura de arquivos do Tainacan. Além disso, sem ter acesso ao painel do Tainacan, alguém poderia vir e remover estas imagens lá pela galeria, afetando assim os itens do repositório… por isso é uma mudança necessária.

Sobre o tamanho dos arquivos, não deve haver diferença entre subir as imagens por um caminho ou pelo outro. Em ambos os casos, o WordPress gera versões de recorte em tamanhos diferentes para serem usadas em diferentes contextos. Na listagem dos itens, por exemplo, podem ser usadas versões menores, a depender do modo de visualização. Na página do item, por outro lado, carrega-se a versão completa da imagem para se poder mostrar o zoom e tudo mais.

Mateus,
tem como reverter a atualização?

Eu fiz vários testes para constatar essa compreensão e te digo q ela não é só relacionada ao tamanho do arquivo, mas também aos espaços de cor. A imagem perde muito a qualidade (tipo passa de 10mega para 100k), fica escura e com as cores feias.

Inusive o Taicanan renomeia o arquivo colocando a expressão “scaled” se eu não me engano :wink:

Que arrependimento de ter atualizado esse programa.

Uhmmm então tem algo de estranho aí, talvez relacionado à imagick, biblioteca do PHP que faz estes processos. Porque honestamente, não deveria mexer com espaço de cores não. Você está subindo estas imagens em que formato? Pode nos enviar uma aqui para fazermos um teste? Certeza que não tem outro plugin voltado para otimização de imagens instalado, por exemplo?

Sim mas isto não é do Tainacan, é o WordPress que gera estas cópias, com estes recortes. Quando você sobe uma imagem para a biblioteca de mídia para ser colocada como destaque do post, por exemplo, ele também gera estas versões scaled. De qualquer modo, a imagem no tamanho original pode ser visualizada na página do item. Lá deve ser carregada a completa, sem recortes.

Claro, você pode escolher baixar uma versão anterior aqui no final desta página: Tainacan (advanced view) – WordPress plugin | WordPress.org e depois subir pelo seu painel de plugins.

Entendo a frustração mas acho importante ressaltar que atualizar, inclusive neste caso é o mais recomendável. A inserção de mídias pelo painel de mídias ao invés de pelo modal era um erro e precisava ser corrigido. O Tainacan encontra-se em fase Beta e por isso toda atualização é extremamente recomendável, estamos fazendo o máximo possível para evitar grandes mudanças assim, mas elas podem ocorrer e por isso tentamos manter a documentação da Wiki atualizada. No seu caso, sinto que há um outro incômodo com estas mudanças na qualidade das imagens que não são relacionadas, e que precisamos esclarecer ainda.