Erro ao criar uma lista de termos

Boa tarde pessoal! Parabéns por esse novo fórum! E pelas últimas atualizações.

Estamos atualizando o Tainacan de mais um espaço aqui da UFRGS, porém quando eu vou criar uma página com um bloco de lista de termos eu consigo criar tudo tranquilo, ele carrega os termos, aí quando eu vou visualizar não aparece nada… Volto para a edição da página e a mensagem é essa “esse bloco contém conteúdo inesperado ou inválido.” Segue em anexo o erro.

Abraços!

Elias.
Erro lista de termos.zip (605,Bytes)

Olá @elias.machado, tudo bem?

Seja bem vindo ao fórum Discourse!

Então, se não estou enganado, este foi um dos erros que corrigimos na última versão. Surgiram situações assim para os três blocos estáticos de itens, coleções e termos, na versão 5.7 do WordPress.

Você está com a versão 5.7 ou maior do WordPress? Se sim, por favor utilize outro bloco (Facetas ou Carrossel de Termos). Se puder fazer testes com a versão em desenvolvimento que soltamos semana passada, pra confirmar que o problema foi resolvido, também seria bom!

Oi Mateus, obrigado!

Trocando a opção para Carrossel e funcionou! Aqui no servidor da UFRGS eu não posso testar, pois só tem essa versão. Em outras instalações em servidores da Hostinger não deu esse problema, mas já estou testando a nova versão.

Abraços!

1 curtida

Ei, pessoal! Pra mim também não funcionou. Testei com a versão 0.18, wordpress 5.7.2, servidor hostinger. Será que a solução é o downgrade do WP?

Oi Fernanda, seja bem vinda!

Acho melhor não fazer downgrade não, se for algo nosso precisamos conseguir corrigir. Me fale um pouco mais sobre o seu caso por favor. Está usando nossa versão 0.18 RC então? O bloco que não funciona é o bloco “Lista de Termos”? O Carrossel funciona? É só na página publicada ou na edição também não funciona? Este bloco foi acrescentado antes ou depois de você atualizar para a RC?

Isso! Só o carrossel funciona! Mas fiz o downgrade do WP aqui e funcionou:

https://fernandabraga.net.br/dadalobela/index.php/poesia-prosa/

Que legal essa instalação!

Eu sugeriria utilizar o WP mais recente e se realmente não funcionar com a 0.18RC, ao menos trocar o gráfico de Termos pelo de Facetas, que tem inclusive mais opções! Daí avaliamos o que pode estar pegando ainda pra eles não estarem corrigidos.

Sim, aqui também! Só dá mais trabalho para configurar kk

https://www.ufrgs.br/nphdigital/hemeroteca-digital/

Só que o de facetas não funciona para o meu projeto. Estou organizando um acervo de um multiartista, ele tem livros, vídeos, carreira musical, etc. Aí eu montei as coleções de acordo com cada mídia, porém quero deixar a visualização para o usuário por taxonomia: quero que ele visualize todos os itens (sejam eles de coleções diferentes) da mesma taxonomia de uma vez. Aí a visualização por termos seria perfeita pra mim.

Inclusive, estou com um outro problema: quando eu visualizo a taxonomia poesia e prosa aparecem todos itens certinhos, porém não está aparecendo o filtro dos termos filhos. E está configurado o filtro lá nos termos e aparece na página geral dos itens. Olha só:

Poesia e prosa: https://fernandabraga.net.br/dadalobela/index.php/acervo/poesia-prosa/?view_mode=masonry&perpage=12&order=DESC&orderby=date&fetch_only_meta=&taxquery[0][taxonomy]=tnc_tax_659&taxquery[0][terms][0]=30&taxquery[0][compare]=IN&paged=1&fetch_only=thumbnail%2Ccreation_date%2Ctitle%2Cdescription

Todos os itens: https://fernandabraga.net.br/dadalobela/itens/?view_mode=masonry&perpage=12&paged=1&order=DESC&orderby=date&fetch_only=thumbnail%2Ccreation_date%2Ctitle%2Cdescription&fetch_only_meta=

Gostaria que o filtro “Acervo”, presente em todos os itens, aparecesse na página da poesia e prosa. Como faço?

Uhmmm isto é outra questão, vamos levar para outro tópico @Fernanda_Braga? Daí concentramos na coisa dos blocos de termos aqui :wink:

Acho que entendi. Vale dizer que as facetas ainda seriam viáveis aqui se o seu metadado tivesse sido criado a nível repositório (as taxonomias por padrão são, mas o metadado não necessariamente).

Beleza, vou abrir outro tópico! Valeu!

1 curtida

Mas Mateus, eu criei as taxonomias a nível de repositório. Na hora de selecionar a faceta só aparece pra mim a opção da taxonomia principal e são exibidos os termos principais, porém, os termos filhos não são exibidos.

Ok pera que aí de fato parece ter algo errado…

  1. Insere um bloco de facetas do Tainacan;
  2. Escolhe “Itens do Repositório” como a lista de origem;
  3. Escolho o metadado nível repositório tipo Taxonomia (no seu caso o Acervo, imagino);

Daí ele deve carregar as facetas, né? Olha, ele não deveria, por padrão, aparecer só as nível raiz não. Na verdade isto até é uma opção configurável (na barra lateral tem uma opção de escolher carregar termos filhos de um específico ou só pai). Mas de início é pra vir todo mundo. Será que ele só não está mostrando seus filhos porque não caíram na paginação padrão? Ele carrega 12 termos por vez, veja se aumentando esta quantidade (também na barra lateral) os filhos aparecem?

@mateus.m.luna ah, legal! essa opção só aparece depois que seleciona, não tinha visto antes. Mas agora eu consegui configurar e curti demais! Acho que vai ser a melhor opção para o meu caso!

Valeu!

1 curtida

Que bom que deu certo! Uma última sugestão: recentemente criamos uma opção para mostrar as hierarquias da faceta de taxonomias. Você só precisa ir lá na configuração e marcar pra carregar só os “temos raiz”. Acho que só vai vai funcionar no modo de visualização em grade, mas pra lista fica bacana. Falamos disso aqui:

Valeu, @mateus.m.luna! Vou dar uma olhada nisso! :wink:

1 curtida