Estratégias de visualização

Olá pessoal

Coordeno a parte do site deste projeto Acervo de materiais – Cosmopolíticas do Cuidado no Fim-do-mundo e estamos em busca de projetos que tenham experimentado com estratégias de visualização tipo diagrama/mapa/nuvem, criando uma interface a mais além da padrão dos itens do tainacán.

Alguém conhece um projeto que tenha implementado?
Alguém sabe ou tem interesse de desenvolver?

Estamos em busca tanto para o projeto acima como para projetos da UFSM,

abraços

Cristina

Olá @CristinaRibas108 , tudo bem?

Se a intenção é mostrar uma listagem de itens, é possível, com um certo conhecimento em programação, implementar algum modo de visualização customizado que possa ser usado ou na busca facetada ou nos blocos Gutenberg da lista de itens do Tainacan. Caso tenha ideias mais objetivas sobre como e o quê mostrar, posso dar umas dicas.

Entretanto tanto a busca facetada quanto às listas de itens soltas sempre estarão restritos à uma paginação padrão. Esta paginação costuma ser de 12 itens por página e com alguns ajustes poder ser estendida para 96. Acima deste valor só fazendo ajustes em configurações do plugin (hoje via constante nos arquivos de configuração do servidor, mas em breve via uma tela de configurações do plugin que estará disponível da Teste agora! Versão 1.0.0 RC-1 do Tainacan disponível).

Esta restrição de itens paginados é um requisito forte para que o seu servidor, seja ele um um mais parrudo ou um mais simples como os vários compartilhados que a galera use, não caia quando muitos usuários acessem o site. E infelizmente modos de visualização um pouco mais criativos, como mapas, costumam esperar uma disponibilidade total dos itens, mesmo em coleções que tenham centenas de milhares de itens. Por isso à depender do que você busca pode ser necessário ter uma cópia sincronizada dos seus itens em algum banco de dados externo. Foi assim por exemplo que conseguimos usar o Metabase para montar os dashboards do MuseusBR com recursos mais avançados do que os oferecidos pelos relatórios padrão do Tainacan.

Enfim, é possível mas depende bastante do que você busca. Por exemplo, diagrama seria o quê? Quando você menciona nuvem me lembra um pouco um bloco que temos, mas ele não mostra itens e sim as facetas (os possíveis valores de um metadado). Não sei se você já chegou a dar uma olhada nele:

Oi oi Matheus, bom dia, demorei por conta de sobre carga na universidade. Imenso obrigada por tuas respostas. Acho que no geral, o que quero dizer com diagrama é pensar algo mais perto de uma lousa digital do que de um dado georeferenciado.

Estamos querendo criar estratégias de visualização que permitam uma navegabilidade por previews/thumbnails mais por proximidade, afinidade, etc e mesmo por tags/assuntos (e outras tantas formas de relacionar itens), que não estejam baseadas nos grids (maravilhosos, tradicionais) do Tainacán

Espero que tenha explicado melhor!

abraços

Boto fé… o que você está falando me lembra um pouco o Vikus:

VIKUS Viewer: Explore cultural collections along time, texture and themes

Que é um projeto suuuuuper legal. Mas realmente é só uma interface de visualização e dá um trabalinho implementar ela. Você precisa ter todos os dados disponibilizados de uma vez em um .csv e tbm precisa rodar um script para gerar as dimensões diferentes das imagens que são carregadas. Como os dados ficam guardados de formas diferentes não é o tipo de coisa que podemos fazer uma integração mas se vc tiver uma equipe de devs envolvidos com certeza eles podem subir um site com ele e deixar como uma opção alternativa de acesso ao acervo.

A Midiateca Capixaba por exemplo é um acervo feito no Tainacan mas de tempos em tempos eles experimentam com estas visualizações em outras plataformas e colocam a referência para os dados nesta seção: Educativo – Midiateca Capixaba

Em suma acho que o Tainacan pode ser a sua fonte de dados principal, onde a gestão e a exibição mais tradicional acontece, mas daí pra algumas coisas mais experimentais você exporte dados do acervo e monte nestes outros ambientes.