Importação de termos - Código de Classificação arquivos

Gostaria de importar os termos do código de classificação de documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal. Qual a forma mais eficaz para fazer isso? Obrigada!

Olá @paolamaues, seja bem vinda ao nosso fórum!

Não conheço este código, mas de qualquer modo, imagino que o modo mais eficaz seja usando o Importador de CSV. Como você está pegando termos (imagino que para um sistema de classificação/categorização dos seus itens), você usará o importador de vocabulários, que gera termos para uma Taxonomia. Temos uma documentação sobre isso aqui:

Dê uma olhada e se tiver algo que não está claro pode nos perguntar por aqui!

1 curtida

Eu tenho uma sugestão. Sou arquivista, mas não atuo com arquivo, mas fiquei pensando como o Tainacan poderia ser usado com um código de classificação. Uma vez que temos a notação e a hierarquia da tabela. A única solução que eu consegui pensar seria cria uma taxonomia para os níveis de fundo até tipo documental.
Ficaria tipo esta taxonomia:


1 curtida

muito obrigada! era essa orientação que eu precisava! queria saber como importar o conteúdo para csv da forma correta. seria muito bom se alguém já tivesse feito isso, pois dá um certo trabalho…

é isso mesmo o que eu pretendo fazer! obrigada pela resposta. vc teria o arquivo csv que utilizou pra fazer a importação? grata

eu posso baixar este csv e te enviar, mas acredito que não se encaixa no seu caso, pois esta classificação que fiz foi baseada no “Tesauro de Objetos do Patrimônio Cultural nos Museus Brasileiros”, mas ainda não está terminada, eu fui incluindo os itens conforme fui utilizando no acervo, pois não uso todos os termos do tesauro.
Acredito que este material pode te ajudar: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/gestao-de-documentos/orientacao-tecnica-1/planilha-eletronica-com-instrumentos-de-gestao-de-documentos-relativos-as-atividades-meio

1 curtida

6419dc68d6646_csvvocabularyexporter.csv (8,0,KB)

@paolamaues e @Talita_Cristina, o caminho é criar essa Taxonomia mesmo.

Se alguém já tiver criado uma taxonomia similar, dá pra exportar ela usando o Exportador CSV de Vocabulários, inclusive. Mas aí é ver se alguém já fez isso. Se esta lista que você está se referindo @paolamaues, existir em alguma planilha qualquer, deve ser fácil converter ela para um CSV pronto para ser importado.

eu baixei a planilha do codigo de classificação de documentos por este link gov.br que vc enviou, e tentei importar um vocabulario de um arquivo CSV para uma taxonomia, porém o arquivo não está nos padrões do Tainacan (as hierarquias não estão nas células à esquerda de cada termo). vou ter que padronizar manualmente.

Que ruim, você ter trabalho, mas vai dar certo!