Solicitação para que o Tainacan permita a importação automática dos artigos completos publicados em periódicos científicos a partir dos currículos CNPq Lattes (XML).
A ideia é que, informando o ID Lattes do pesquisador, o sistema consiga ler e importar os metadados dos artigos (título, periódico, autores, DOI, ano, resumo, palavras-chave e link para o texto completo, se disponível) diretamente para uma coleção do Tainacan.
Essa integração facilitaria a alimentação de repositórios institucionais e observatórios científicos, mantendo os dados atualizados conforme o Lattes for modificado.
A ideia é facilitar a integração entre o Lattes e repositórios institucionais baseados no Tainacan, permitindo que, ao informar o ID Lattes ou o link do currículo, o sistema:
-
Faça a leitura do XML do Lattes;
-
Identifique e importe os metadados dos artigos publicados (título, autores, DOI, periódico, ano, link etc.);
-
Crie automaticamente os itens no repositório Tainacan, já classificados na coleção “Artigos Publicados” ou similar.
Essa integração tornaria mais ágil o processo de atualização dos acervos acadêmicos, garantindo sincronização periódica com o Lattes e reduzindo o trabalho manual de cadastro.
Olá @Daniel_Casagrande, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso fórum!
Entendo sua demanda mas, eu acho esta uma funcionalidade que dificilmente viria para o núcleo do código do Tainacan. Em especial por ser de um cenário muito específico (para pesquisadores do Brasil focados em análise de artigos a partir de currículos). Porém faria sentido sim uma espécie de plugin que registre um importador.
O que eu acho que é difícil é que a plataforma lattes é famosamente criticada por não facilitar a extração e processamento automatizado dos seus dados. Para um plugin via código acessar estes dados que você está pensando esperaria-se a existência de uma API. Pelo pouco que eu conheço, soluções como aquele Extrator Lattes não resolvem bem porque só pra usar ele é preciso ser uma instituição que se enquadre em certos quesitos e não faz muito sentido vincularmos um software distribuído à algo que só pode funcionar se você preencher um formulário externo como aquele.
Temos planos para melhorar nossa importação e exportação em formatos mais genéricos (como XML) e seguindo padrões que podem ser interessantes para pesquisadores nesta área (fortalecer a integração Dublin Core, implementar o OAI-PMH…)… mas uma integração com um sistema mais fechado assim acho difícil, à menos que tivesse alguma frente de desenvolvimento específica para isso.
Muito obrigado pelo retorno, Mateus! Concordo plenamente com a abordagem sugerida.
A implementação de um importador via XML realmente tornaria o processo muito mais simples, já que o pesquisador poderia exportar seu currículo diretamente em formato XML — uma funcionalidade nativa da plataforma CNPq — e, em seguida, importar o arquivo no plugin Tainacan sem complicações.
Agradeço pela atenção e fico totalmente à disposição caso precisem de qualquer apoio ou esclarecimento adicional.