Metadado relacionamento e slug

Olá,

Houve alguma mudança recente no comportamento dos metadados de relacionamento e criação das slugs?

Eu uso um metadado de relacionamento como principal de uma coleção para relacionar com outra coleção e os slugs eram criados com o nome que puxava do relacionamento, normalmente, mas agora está criando um slug numérico e não está puxando o nome do metadado do relacionamento em algumas partes da interface, e não mudei nada nas configurações…

em metadados relacionados, por exemplo, fica assim:

em vez de aparecer o valor puxado do relacionamento, fica em branco (o metadado usado no relacionamento é chamado de “Nome do metadado”) e assim, na interface, fica sem o “título” do item.

exemplo de slug: /16060-2/

Alguma dica de como resolver?

Olá @marianabrandt , tudo bem?

Não fizemos nenhuma mudança recente nisso não. Algumas coisas que eu pediria pra você dar uma olhada:

1. Confirmar que em seu site os Links permanentes estão configurados como “Nome do post” e de preferência, salvar esta opção novamente.
  2. Nas configurações do seu metadado de relacionamento, verificar qual metadado está configurado como “Metadado para busca” e quais estão habilitados em “Metadados do item relacionado exibidos”.
  3. Verificar, no próprio item, qual o slug (o caminho, link) do item relacionado em questão. O metadado. Lembre-se de ir nas configurações da coleção e confirmar que está habilitada a opção para mudar o Slug do item. Aliás, o metadado “título” em si, está habilitado? Se não, quem está marcado como metadado para busca nas configurações metadado relacionado?

São algumas coisas para começar a investigar. Clicando aqui no seu link recebo uma mensagem 404, de página inexistente… é como se este não fosse o link real ou como se o item estivesse privado/rascunho.

Se tiver mais informações que puder nos passar pode nos mandar, ok?

Oi @matheus, tudo bem e vc?

1- O Alterei nos Links permanentes, realmente estava em outra configuração e coloquei em Nome do Post, mas tentei novamente e continua do mesmo jeito…

2- O metadado para busca é o metadado de “título” da outra coleção e está com o habilitado com o nome para exibição:

(talvez fique um pouco confuso pq é um repositório de metadados, então o metadado é “Nome do metadado”, mas é isso mesmo)

3- O slug do item relacionado está correto, em forma de texto. O do item criado a partir do relacionado que não está fazendo o slug correto e não está exibindo o valor do metadado em alguns lugares da interface.

O que é estranho é que os itens criados anteriormente estão certos, veja:

O slug que enviei anteriormente estava no modo privado, coloquei público agora (mas aconteceu com outros que estavam públicos, o problema nao era esse).

Veja outros exemplos de itens criados entre ontem e hoje e que ficaram com esse problema:

Coleção ‘principal’ - https://metadados-novo.capes.gov.br/metadados/data-de-inicio-da-atuacao-como-coordenador-de-area/

Coleção com item relacionado da coleção principal - Repositório de metadados da DAV

Exemplos de itens criados anteriormente e que estão corretos:

Coleção ‘principal’ - Nome da categoria do docente – Repositório de metadados da DAV

Coleção com item relacionado da coleção principal - Nome da categoria do docente – Repositório de metadados da DAV

Por favor me mostra como está a configuração dos seus metadados? Certeza que o metadado Título não está desabilitado?

Quando digo “Título” me refiro ao “core title/título principal”, que é aquele metadado que sempre existe, embora vc possa renomear ele ou desativar.

1 curtida

Está desabilitado na coleção que usa como Título o metadado de Relacionamento, e pega o de lá o metadado título, que está habilitado na coleção ‘principal’:

Coleção principal:

Coleção com item relacionado da coleção principal:

Configurei assim desde o início e nos itens cadastrados em meses anteriores, está tudo ok, começou a ficar assim com os itens que inseri a partir de ontem, isso que tá estranho…

O slug é gerado a partir do título principal. Você até pode editar ele depois mas quando você cria um item pela primeira vez ele vai tentar gerar dali. Caso não consiga vai gerar um número para garantir que seja uma url única dentro daquela coleção.

Eu não entendo bem essa modelagem mas de qualquer forma não tem como ele automaticamente “pegar” de lá. Você pode até querer mostrar no lugar mas ele não tem conhecimento de que deveria extrair um dado de outro lugar. E no caso destes itens já criados, o metadado deveria estar ativado (ou foi definido via importação) antes porque eles tem um campo de título gravado no banco, é o que aparece na página do item e é de lá que o tema tira aquela informação.

De maneira geral, a única novidade “recente” que temos neste sentido é a possibilidade de se alterar o slug, que saiu em uma versão de Novembro do ano passado:

Note que com o importador o slug também pode ser alterado (special_item_slug), o que pode ser útil neste seu cenário aí.

Mas tenho certeza que está havendo alguma confusão porque este comportamento que você está esperando nunca foi possível. Se não há um campo onde possamos mapear de alguma forma que o tal metadado de relacionamento é o seu “título” na coleção, não tem como ele saber que deveria extrair o slug deste campo ao invés do título oficial que está desativado. O mais provável é que ele esteve ativado ou oculto de alguma forma anteriormente (estou aqui intrigado com ele ser privado também).

Porque aqueles itens anteriores certamente possuem título, e é o título padrão mesmo. Quando um metadado é desativado, ou mesmo removido, não há uma rotina que limpe seus valores anteriores. Eles deixam de ser exibidos em lugares padrão na interface administrativa. Na interface pública, depende do tema, e o Blocksy neste caso está claramente contando com a existência do campo título padrão do tipo de post de cada item da coleção.

O problema maior pra mim nem é o slug, mas sim a exibição do nome do metadado na interface…

Na primeira carga desse repositório, eu fiz upload de planilhas, pode ser isso então que gravou no campo título e os itens adicionados depois tem um comportamento diferente? De qualquer forma, o metadado de título está desativado, mas os nomes aparecem na interface…

Enfim, obrigada pelas informações! Vou ver a melhor alternativa aqui para solucionar.

Tranquilo!

Olha até tem jeitos, via código, de mostrarmos a informação do título no tema a partir de outro metadado. Eu poderia fazer um trecho aqui pra você inserir no seu tema filho ou em um plugin. O duro é que se vocês mudarem o metadado depois isso pode demandar ajustes.

Eu sugeriria fortemente, independente da estratégia adotada, manter o metadado título ativado, mesmo que isso demande alguma redundância… Porque tem muitos locais na interface, como os modos de visualização, que contam com a existência dele. Pessoalmente não sou nem a favor dessa opção de se desabilitar ele existir hehehhe. Mas é isso, todo dia me surpreendo como as modelagens que o pessoal inventa….

Consegui resolver aqui ontem a noite, Matheus.

Habilitei o metadado título, mas deixei privado e preenchi a mesma informação em 2 lugares (nele e no metadado de relacionamento). Dai aparece nos lugares que preciso que apareça na interface.

Valeu pela ajuda!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 5 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.