Com a nova versão do plugin, foi divulgado as configurações de “Modelos Padrão do Tema”. Não sei se é alguma configuração que devo fazer, e não estou, ou se é um bug do Tainacan. Configuro minha página inicial (/inicio) com o bloco “Busca Facetada do Tainacan” e o site abre normal com a consulta. Entretanto toda vez que faço um F5 na página ela é redirecionada para a página de posts do blog, exibindo então o “olá, mundo” (rs) e não mais a minha página inicial configurada. E o pior, mesmo eu criando uma página específica para as postagens (/arquivos) e personalizando, no reload ainda assim é carregado a página padrão de blog.
Obs: estou utilizando o tema padrão Tainacan, versão 1.0.1 e nenhum outro plugin está instalado. Em links permanentes estou utilizando a opção “Nome do post” e nas configurações de Leitura “Uma página estática” está configurada.
Essa opção de substituir os Modelos Padrão do Tema não era pra evitar esse tipo de comportamento?
Olá @Flavius_Almeida_Lira, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso fórum!
Sobre a configuração, é sim uma coisa meio confusa, mas vou tentar te explicar aqui em detalhes porque esta situação que você está passando é bem frustrante e já vi gente apanhando com isso antes.
Primeiramente, todas as novas opções da área “Modelos Padrão do Tema” são irrelevantes para o Tainacan Interface. Isso porque ele já implementa suas próprias versões destes modelos. Esta área é basicamente para que temas que não ofereçam suporte ao Tainacan possam ter os modelos que o plugin espera “sobrescritos” por versões do plugin (por exemplo, a lista de itens de uma coleção não parecer uma lista de blogs). Mas não é mesmo o seu caso. Até é uma coisa que eu fico pensando, se não teríamos uma forma de detectar isso para, por exemplo, nem mostrar estas opções e não confundir os usuários… mas enfim.
Esclarecido isso, o que você está tentando fazer faz todo sentido… como o WordPress não te dá uma opção de definir um “Archive” (como é o caso da lista de itens de uma coleção) como sua página inicial, você está tentando usar o bloco de Busca Facetada dentro da sua página inicial. Eu já recomendei isso algumas vezes aqui.
Mas tem um comportamento inconveniente do WordPress que eu pessoalmente não achei uma forma de contornar: se você estiver na página inicial e em sua URL um dos seguintes parâmetros estiver presente: s, search, orderby, order ou paged, ele vai redirecionar seu site para o template que carrega a lista de posts (o archive padrão) por achar que o que você quer fazer é uma busca usando os recursos deles. Isso vem da natureza do WordPress que espera que sua página inicial em geral é apenas uma entrada para seu blog. E infelizmente nosso bloco de Busca Facetada usa estes parâmetros para construir a consulta. O mesmo problema não acontece em páginas internas ou nos archives padrão do Tainacan.
Eu já testei algumas formas para se desabilitar isso via código, mas não tive sucesso em encontrar algo que não quebrasse outros comportamentos padrão de busca do WordPress. Por isso o caminho no geral tem sido construir sua página inicial como uma área de “apresentação” e contextualização do acervo. Você pode até usar outros blocos gutenberg para mostrar uma prévia dos itens, mostrar as facetas, etc. Mas manter a busca facetada como página inicial segue sendo um desafio que eu não sei bem como resolver.
Obrigado @mateus.m.luna! Não sabia dessa limitação do WP com Tainacan, mas mesmo assim eu vou em frente. Segui sua recomendação e fiz a primeira página sem a consulta da facetada.
Outra coisa que eu percebo é que o campo descrição mesmo desabilitado ele não desaparece no bloco busca facetada. Como ele é obrigatório na colerção, fiz toda a configuração para ele aparecer como “Autor”, mas nesse bloco em questão ele não é ocultado e nem aparece com o nome configurado nos metadados.
Eu chuto que você configurou o bloco não como uma lista de itens de coleção mas como uma lista de itens do repositório. Em listagens de repositório, são carregados e exibidos o título, a descrição (que são os campos comuns a todas as coleções) e os metadados criados em nível repositório.
Quando você muda o nome do metadado descrição ou mesmo desabilita ele aquilo se reflete somente no contexto da coleção. No contexto do repositório permanece o que é comum a todas as coleções. Seria o caso?
Ah e complementando aqui, se você já largou mão de ter a busca facetada na página inicial talvez não precise criar esta página dedicada para a lista de itens, já que ela por si só já existe. Se você quer a lista de uma coleção seria, por exemplo:
Já se quer a lista de todos os itens de todas as coleções (a lista do repositório) seria:
@mateus.m.luna opaa vlw a dica, vou utilizar. Entretanto eu coloco por padrão a visualização por tabela, mas quando um visitante carrega a página itens a exibição padrão está a “lista”. E o campo “Descrição” insiste em aparecer mesmo desabilitado. Como posso desabilitar a visualização desse campo no front? Ele inconvenientemente ocupa o lugar do “Autor” que é o campo relevante na situação.
Mas o descrição vai sempre aparecer na lista de itens nível repositório e com este nome, não temos uma opção para configurar isso. O desabilitado que você está me mostrando é da sua coleção.
Agora, para fazer com que o campo “autor” que você criou no nível repositório apareça também na tabela mesmo no nível repositório, você deve habilitar a opção “Exibir na listagem”: “Exibir por padrão”
Sobre o modo de visualização padrão da listagem estar sendo Lista… isto está mesmo estranho. Eu lembrei agora que antes dessa opção existir no plugin nós tínhamos implementado no Tema, talvez esteja rolando um conflito das opções? Dá uma olhada no menu “Aparência” → “Personalizar” → “Página de Lista de Itens do Tainacan” → “Área de controle da busca”.
Obrigado @mateus.m.luna ! Segui suas recomendações e meio que já me achei com as opções e defini um layout satisfatório para exibição.
Agora me pergunto até aonde devo deixar as atualizações automáticas ativadas. Se tiver algumas dicas e recomendações para manter sempre online esse repositório sem a necessidade de intervenção eu agradeço.
Sobre as atualizações automáticas é sempre uma escolha… com elas ativadas você ganha em segurança e esforço de manutenção, mas também gera aquele risco de algum plugin trazer algo novo que pode quebrar as coisas. Isso depende um pouco do quanto você confia nos plugins e do quanto você tiver usado coisas que “fujam do padrão” do WordPress, por assim dizer.
Se você não deixar elas automáticas uma prática que eu tenho é de sempre atualizar versões menores (0.0.x ou 0.0.0.x) porque elas costumam trazer correções de erro e patches de segurança. Já para versões maiores ou quebrantes (0.x.0 e x.0.0) eu costumo ler antes a descrição das novidades da versão para ter uma noção do que mudou.
De qualquer forma, especialmente se o acervo for alimentado no futuro eu reforçaria que não dá pra manter sempre online sem a intervenção e acompanhamento contínuo, viu? É sempre bom ter uma rotina de backups, atualizações, melhorias, etc.