Modificação da caixa no tíítulo das páginas e a tentação das fontes serifadas- Socorro!

HELP HELP HELP - Pretensão e água benta…
Colaboro com um site tradicional de documentos de família antigos, www.perdigao.family mas como o plugin de fontes serifadas estava a empacar a media library, desinstalei o plugin e continuei mesmo contrariada com as fontes da interface Tainacan. A caixa do título das páginas também é bem irritante , especialmente quando vejo outros exemplos de site Tainacan e ninguém tem esta caixa, só e eu ( não faço ideia pq) não achava opção de mudar isso. Até que a ideia endemoniada e arrogante ( de quem não sabe PN do assunto) de tentar via inspeção do código. Conclusão: achei uma caixinha onde desliguei os outros 3 lados da caixa que eu odiava! Fiquei tão entusiasmada que resolvi mudar a fonte do body type e que consegui ver como sonhava , mas na hora de sair , como não sei gravar ou seja lá como se modificam estas coisas de facto , acabei por transformar alguma coisa e mudar a formatação da página e outra com a mesma base.
Depois o grande espanto! Abri a página no painel para voltar a arranjar a formatação e estava tudo em código com uma caixa à toda volta .

As páginas da coleção estão OK, mas estas duas páginas da interface Tainacan que são páginas de apresentação com texto longo , ficaram assim embora eu só tenha mexido numa e eu não sei por onde começar para resgatá-las à normalidade anterior.

HELP HELP HELP Obrigada, Erika Marins

Hahahha calma @erikamarins vamos dar um jeito nisso aí.

Para tirar por completo essa borda que você colocou ali, basta ir no menu “Personalizar” → “CSS adicional” e deixar a regra deste jeito:

.tainacan-title-page {
   border-width: 0px !important;
}

Ou simplesmente remover o que foi colocado lá.

Mudar a fonte do site exigiria que vc tivesse as fontes instaladas de alguma maneira, seja por um plugin ou por importação via código. Tem como usar as versões “genéricas” de fontes serifadas que sempre estão disponíveis no navegador também. Seria algo assim:

body {
   font-family: 'Serif' !important;
}

Se você quer manipular os títulos das suas páginas com mais flexibilidade, uma possibilidade é usar um modelo de página que não exibe os títulos padrão do Tainacan Interface. Ao se editar uma página, vá no painel lateral direito, com a aba “Página” selecionada e desça até a opção Modelo. Lá, selecione “Landing”:


A princípio, nada vai parecer diferente ali no editor. Mas ao publicar a página, vc vai ver que ela vai estar sem o título e o banner que geralmente aparecem. Assim, você poderá criar uma sessão de identificação da página só com os blocos :wink:

2 curtidas

Obrigada, vou ver se chego lá …

E aí @erikamarins conseguiu?

Uma coisa que descobri aqui é que esta borda está sendo adicionada por um conflito de CSS com a última versão do WordPress… assim que sair a nova versão vamos soltar também uma atualização do Tainacan Interface pra evitar isso. De qualquer jeito, o código que te passei deveria resolver por hora.

Salve, Mateus! Agradeço a sua atenção, mas não consegui tirar a caixa . Na verdade precisava perguntar onde deveria inserir a troca, pois há um local no menu das personalizações à esquerda que é mais global e o outro local na direita no final da coluna dos estilos e personalizações da página em questão. O que me preocupava mais era só ver em código e descobri que tinha desligado o editor visual sem querer, pq prefiro trabalhar em full page talvez tenha clicado errado. Mas consegui reparar nisso e retomei antes de ter um chilique.

Hoje a minha pergunta é mais a questão do metadata numericX date, pois a pesquisa do site está incompleta e eu ou tenho só o ano ou tenho mesmo a data. Não consigo preencher a data toda pois dá erro e também se tenho a data ela não funciona no numeric. Qual é a vossa sugestão? Haveria uma hipótese de permitir as barras no numeric? Nem os hífens são bem vindos… Isto tudo só para dar uma uniformizada na página dos itens e não ter criar 2 lugares para registrar o tempo por falta de informação completa.

Sim, estou contente com o 6.0, 24 de maio é a data que circula pelo social learningWP. Se vem Tainacan Interface quentinho e crocante, será uma dupla comemoração!!!
Portanto, mãos a obra, já não pergunto mais nada e deixo vcs em paz: só por favor deixem-nos mudar fontes, nem que sejam 2 ou 3 por vez. Obrigada, Erika

Pera, fiquei confuso. Resolveu a coisa da borda ou não? Daqui conseguir remover, mas foi indo no menu Personalizar, aquele global mesmo, que você acessa pelo sub menu de Temas.

Sobre usar metadado de data ou número. Infelizmente, não é possível ter datas incompletas no metadado tipo data. É uma natureza de como o dado é guardado no banco de dados mesmo. Imagine como seria “ordenar por data mais recente” aqueles com valores faltantes de dia ou mês? O WordPress não tem uma convenção para isso. Por isso, quando é o caso, recomendamos o uso do metadado numérico mesmo, mesmo que seja um pra dia, outro pra mês e outro pra ano, por mais que a apresentação não fique ideal sem as barrinhas. Por outro lado, ter qualquer caractere separador dentro do numérico também “perverte” um pouco sua natureza de guardar números. O que acho que pode ser pensado, com um pouco de CSS, é a representação dos três valores numéricos juntos. Se eles estiverem, por exemplo, dentro de um metadado composto, talvez isso não seja muito difícil de se codificar.

No que diz respeito à novas fontes, o Tainacan Interface é bem limitadinho mesmo, a tipografia dele é Roboto e nada mais. Se quiser ter mais opções de customização neste sentido, talvez valha experimentar usar o Blocksy com o plugin de suporte para o Tainacan.

Olá! Por partes: não consegui na esquerda pq simlesmente vi o lugar do CSS adicional e chapei lá o trecho que vc mandou , e nada aconteceu. Portanto a caixa colada à barra continua.
Compreendo o caso da data e tentei 00/00/ano, portanto apelei para o numeric . A menos que faça os 2 quando há date e quando não há numeric.
Pois, sobre o Blocksy, é uma pequena maldade que não haja um plugin de suporte para o Tainacan Interface, justamente o limitadinho que precisa de ajuda… Mas se disseres que a próxima versão vai fazer um makeover consistente, eu já não choramingo mais.

Certo, então por favor tente repetir estes passos aqui no lugar do CSS adicional do menu Personalizar:

Lembre-se de Publicar as mudanças antes de sair do menu. Se quiser evitar tirar a borda de baixo também, talvez esta regra aqui fique melhor:

.tainacan-title-page {
   border-top-width: 0px !important;
   border-left-width: 0px !important;
   border-right-width: 0px !important;
}

Espera, não sei se ficou claro, este “plugin de suporte”, faz com que o tema Blocksy tenha suporte às páginas especiais do Tainacan, coisa que o Tainacan Interface já tem por padrão.

Calma, sobre o que vai vir na próxima versão do Tainacan Interface, me referia à remoção desta borda que surgiu por um conflito de CSS com a versão mais recente do WordPress. Mas as fontes não terão nada de novo nele, por enquanto.

P.S.: Nossa, agora que vi que você é de Lisboa, talvez não esteja claro o que estou dizendo porque em Português do Brasil, chamamos de “Menu Personalizar” o que no Português de Portugal é o “Personalizador”. Estava olhando aqui umas diferenças :thinking::
View Glossary < GlotPress | WordPress.org

Hehehe, sou híbrida !!! Carioca da gema 26 anos + alfacinha (lisboeta) por opção há 28anos.
Menu Personalizar ou personalizador, tudo igual ! Agora para a happy hour na tradução…Back !
Voltar de Costas

kkkkkkk socorrooooo “Baaaack”

Olha, se quiser um dia engajar em traduzir o plugin mais adequadamente para Português de Portugal, podemos começar por aqui:
https://translate.wordpress.org/locale/pt/default/wp-plugins/tainacan/

Está prometido! Mas este como vale uma boa risada devíamos deixar :wink:

@erikamarins vi que você está acompanhando o Builder Basics também! Acho que você vai ficar interessada nisso aqui:

É work in progress, a ideia é lançarmos no semestre que vem, pelo menos com algumas funcionalidades básicas. Fica o spoiler :wink:

Sobre este tópico aqui, posso marcar como resolvida a questão da caixa no título?

Incentivo para tradução
CSS adic
A bela da caixa

Borda na mesma, mando o mostre e conte. Sim, Learn WP e Social learning é ótimo, estuda aqui e tira as dúvidas lá ! O sotaque americano eu dispensava, com todo o respeito. O Nick é bacana, mas sou fã mesmo é do Wes Theron! Mando as imagens a ver se há algum problema com o CSS adicional, e o date que virou encontro… só comigo isso acontece, no mesmo canto do Costas. Afinal procurei a página da tradução no Slack #polyglots. Agora fiquei meio perdida no Slack , já tenho uns 3 canais de WP e agora tenho que ver para que lado caio na tradução. O GTE português achou que era melhor ficar em PT-BR ainda que eles sejam 620 e Pt-BR 1900 e tal… Vou traduzir o Tainacan a ver se melhoro os meus skills e me livro de vez desta caixa da barra. Tainá é uma excelente notícia, vou investigar o tal Designer… Esteja à vontade para fechar o tópico. Já vi que só com a sugestão do Template Landing me livro desta caixa que não me pertence. Obrigada pela paciência

Uhmm ele não está conseguindo ter prioridade no css. Experimenta isso aqui:

.tainacan-title-page {
   border: none !important;
   border-bottom: 2px solid var(--tainacan-interface--link-color, #298596) !important;
}

Espero que mês que vem consigamos lançar a nova versão que aí isto vai estar corrigido.

Sobre a tradução, se quiser eu converso com o pessoal no Slack pra abrir um pedido pra vc ser PTE do Tainacan. Eu sei que conseguimos importar as traduções do PT-BR pra que vc já comece com as strings que já existem.

1 curtida

YEY!!! Funcionou!! :kissing_heart:

1 curtida