Novas coleções sem herdar metadados

Boa Tarde Pessoal.
Estou utilizando o Tainacan para criação de um repositório para o museu da universidade. Já foram criadas duas coleções utilizando metadados necessários, contudo queremos criar uma nova coleção que terá metadados diferentes das já feitas. Meu questionamento é: tem como criar uma nova coleção sem que ela herde os metadados das anteriores?
O fato é que, ao criar uma nova coleção ela esta herdando os metadados da anterior, neste sentido o que observei é que teria que desabilitar todos os metadados existentes e acrescentar os que preciso. O que não seria muito útil ao serviço.
Deixo desde já meus agradecimentos.

olá @Marcos tudo bem?

Creio que exista um equivoco aqui entre o uso de metadados ao nível repositório e metadados ao nível de coleção.
Quando se é criado um metadado ao nível de repositório ele vai estar presentes em todas as coleções da sua instalação (repositório digital), podendo você desativar esse metadado nas coleções desejadas, o uso do metadado de nível repositório é indicado justamente quando na maior parte das suas coleções esse dado deve estar presente.
Os metadados ao nível repositório são gerenciados nessa tela:

Já os metadados ao nível coleção são metadados exclusivo de uma coleção e devem ser criados separadamente para cada coleção presente no repositório:
Os metadados ao nível coleção são gerenciados na tela “interna” da coleção (observe que no caso do exemplo os metadados Nome e Sobrenome são metadados apenas dessa coleção, já o metadado Instituição foi herdado dos metadados do repositório):

Você pode modelar a sua base usando apenas metadado ao nível repositório (todas as coleções vão possuir a mesma modelagem), apenas com metadados ao nível de coleção (todas as coleções vão possuir uma modelagem diferente) ou fazer uma modelagem mista usando metadados ao nível repositório e ao nível coleção juntos (assim as coleções compartilham apenas uma parte da modelagem).

Espero ter ajudado
Abraços.

1 curtida