Hierarquia de Coleções

Olá comunidade!

Os usuários mais curiosos e envolvidos do Tainacan já devem ter topado com esta opção “Coleção Raiz/Coleção Pai” na configuração de uma coleção.

image

Para além da dupla denominação, o recurso sempre foi confuso. O que ele faz é fazer com que a coleção criada, além de herdar metadados e filtros nível repositório, também herde metadados e filtros de uma outra coleção. A coleção raiz/pai passa a ser então uma espécia de “Template” de configuração da coleção filha. Só que esta herança é apenas no sentido de configurações, e não em instância. O que significa que, criados itens na coleção raiz, eles não tem relação alguma com a coleção filha. Da mesma maneira, itens na coleção filha não aparecem na coleção raiz. São coleções isoladas, com “assinaturas” parecidas.

Não só isto está pouco documentado como foi muito pouco explorado, desde a primeira versão do Tainacan. E como a terminologia não ajuda, sabemos que muita gente tá aí esperando uma efetiva "hierarquia de coleções", similar aos conceitos de fundos, sub-itens, etc vindos da arquivologia e muito utilizados em sistemas como o Atom.

Dada a incompletude e ambiguidade deste recurso, estamos desabilitando ele no Tainacan 0.18. Quem o usou anteriormente não vai ter problema algum, mas não será mais possível aplicá-lo no futuro. É um passo pra trás para pensarmos melhor e planejarmos - a nível conceitual e a nível técnico - como gostaríamos e como seria possível viabilizar esta feature. Este é um espaço para pensarmos isso!

Ping @daltonmartins, @leogermani e @vnmedeiros.

2 curtidas

Legal, mas as coleções filhas vão manter os campos herdados quando acontecer a atualização? Ou teremos que fazer algum trabalho de migração?

1 curtida

Irão manter os campos herdados sim, nós vamos é remover a opção de setar as coleções como filhas de outra.

Mas isto não vai mudar o fato de que os itens das coleções filhas, por exemplo, não aparecerão mesmo em listagens de coleções raiz.

O que nós sugerimos, por enquanto @ezanon é não usar este recurso mesmo, já que ele gera comportamentos mal esclarecidos ou mesmo mal resolvidos como as filtragens.

Ok @mateus.m.luna . Nosso uso era pra justamente definir metadados, não para exibição na coleção raiz. Como não lançamos nada oficialmente ainda, vou refazer as importações numa nova instalação pra ficar zerado. Obrigado!

Tranquilo. Vale lembrar que o recurso de Metadados nível repositório ainda pode te atender, mesmo que só alguns deles sejam comuns entre as coleções. Você pode fazer com que alguns dos metadados herdados sejam desabilitados na coleção.

1 curtida

Olá :slight_smile: Estou sentindo falta deste recurso. Eu usava para copiar os metadados de uma coleção e agora não sei como importar esses metadados para o repositório.

Às vezes existem coleções de tipologias diferentes, como as que vou montar agora, de fotos dos eventos realizados na instituição, que tem quantidade menor em relação à de maior quantidade de tipologia do acervo que é de livros de RPG.

Então eu criaria duas coleções com metadados diferentes, uma com metadados de livros e outra com metadados de fotos, e ao criar as coleções de fotos ou de livros eu copiaria os metadados de acordo com o que fosse necessário na nova coleção, o que não pode ser realizado com um conjunto de metadados único do repositório. Então, atualmente, a cada nova coleção eu terei que cadastrar os metadados manualmente dependendo da tipologia do objeto a ser cadastrado.

Não sei se me fiz entender.

Obrigada! Abraços!

O que você acha @vnmedeiros? Será que podemos “mover” a funcionalidade da herança dos metadados para algo como uma cópia ou edição em massa? Talvez usar uma coleção como “template” na hora de criar outra? Tô viajando aqui pensando em como isso poderia ficar bom…

1 curtida

Podemos avaliar @mateus.m.luna… uma forma de criar uma coleção baseada em uma outra coleção pre-existente, ou melhor, habilitar a criação de novos padrões de metadados e assim poder utilizar esse padrão para a criação de uma nova coleção.

1 curtida

Olá :slight_smile: que bom que pensaram em alternativas, espero ter contribuído nesse processo de alguma forma.

Estou criando novamente todos os metadados em nível de repositório e já estou vendo que vou ter que passar as informações preenchidas nos campos dos itens preexistentes um por um. E também, aproveitando a deixa, os metadados em nível de repositório não dá pra reordenar clicando e movendo, apenas quando é um metadado composto.

1 curtida