Modificar exibição de anexos

Olá pessoal! Tudo bem?!

Conheci a pouco tempo o tainacan junto com o tema tainacan e estou achando um máximo o trabalho feito. Usando o plugin, percebi que no carrossel de anexos dos itens, há um “esmaecido” próximo a seta de navegação e quando chegamos no último arquivo, metade do dele não aparece e dificulta o acesso a ele.

Faz alguns dias tentando adicionar um novo tipo de exibição para estes anexos ou modificar o carrossel, de modo que o usuário escolha a melhor visualização dos arquivos para o momento.

A imagem abaixo se refere ao arquivo que Identifiquei responsável pela exibição do item e seus anexos.

No meu cenário, estou usando o plugin e o tema para disponibilizar informações sobre atas juntamente com o documento em PDF para ser baixado.

Teriam alguma dica ou orientação?

Olá @lucas, seja bem vindo ao nosso fórum!

O “esmaecido” é pra dar a ideia de que ainda há itens, mas ele deveria sumir quando entra no último slide… já vi esse problema acontecer antes. De qualquer forma, você pode tirar ele via css:

.swiper-start-border,
.swiper-end-border {
    display: none;
}

Outros ajustes podem ser feitos via CSS baseando-se na classe .swiper.

Sobre um novo tipo de visualização, o que você tem em mente? Talvez seja algo mais simples, que possa ser atingido só via CSS. Ou talvez precise de algo mais complexo, que nós possamos tentar implementar como funcionalidade.

Por outro lado, dá pra você fazer seu próprio código que exiba os anexos. O HTML do carrossel e da galeria de mídias (o que gera o efeito de zoom ao clicar no item) é todo feito por esta função aqui:

Note que ela aceita uma série de parâmetros e pode ser chamada no contexto de temas filhos ou de plugins. O objetivo de funções como essa é abstrair um pouco o processo com alguns parâmetros e rotinas prontas… mas no fundo, você pode fazer tudo mais manual chamando diretamente as funções WordPress que carregam anexos. Como por exemplo nesta linha:

Está sendo obtido um array de anexos que por sua vez chama esta função:

Onde é montada a query para o WordPress que retorna os posts do tipo anexo associados ao item atual. Se você tiver um pouco de familiaridade com consultas em WordPress dá pra montar sua própria galeria de anexos no PHP.

1 curtida

Olá Mateus!!

Muito obrigado pela resposta!

Pensei em uma exibição em grid como fiz usando flex-wrap na imagem abaixo.
No entanto, teria que ajeitar a responsividade pra mobile.

Sim, com um pouco de trabalho dá pra se alcançar isso via CSS.

Pelo PHP também, o que seria mais adequado, mas é mais complexo. Olhando aqui no código, se você, em um tema filho, por exemplo, fizer a lógica da função get_tainacan_item_gallery, porém na hora de chamar o tainacan_get_the_media_component você passar parâmetros diferentes para o atributo swiper_thumbs_options você consegue configurar a Swiper. Na teoria, deveria aceitar qualquer parâmetro desta lista: Swiper API

Que inclui aí as opções de grid: Swiper API

Precisaria dar uma testada pra ver como ficaria. Eu estou muito ocupado estes dias com outras features por isso não tenho como ir muito além dessas recomendações :stuck_out_tongue: