Nomes em Taxonomias

Bom dia, pessoal!
Temos uma dúvida sobre a interligação entre diferentes Taxonomias.
Existem vários campos/taxonomias de nomes na nossa ficha (referência pessoa, autor, possuidor precedente, Equipe, doador, …). Até agora preenchemos em cada um dessas taxonomias os nomes, mas percebemos que as taxonomias entre si não dialogam. Então se por exemplo “Fulano” é autor de um texto e ao mesmo tempo doou um objeto, eu não consigo clicar no nome dele e ver todos os textos que ele escreveu E objetos que ele doou.
Pensamos de criar uma única taxonomia “Referência pessoa” com todos os nomes e dar nomear ela diferentes para cada campo (então “autor” e “possuidor” puxam da mesma taxonomia). Mas nesse caso perdemos a função do filtro porque p.e. o filtro “possuidor” vai mostrar todos os autores também. Não sei se ficou claro, mas tem uma possibilidade de manter a função do filtro E puxar os nomes de uma base só? Caso que sim, como funcionaria?
Agradecemos pelas dicas!

Ole
Equipe Museu da Maré

Olá @Museu_da_Mare, tudo bem?

Desculpe pela demora na resposta.

O que você trás pra gente aqui é um clássico desafio de modelagem mesmo…

Por um lado, vocês querem, qualificar a relação do item com a Pessoa, perguntando “como” ela se relaciona com ele. Neste caso, as taxonomias separadas por metadado te permitem fazer os filtros que te entregam esta informação.

Por outro, vocês gostariam de ver de forma agregada todas as formas que uma Pessoa se relaciona com o item. Como termos em taxonomias diferentes são essencialmente termos diferentes, não temos como descobrir esse dado sem algum tipo de redundância como a que você mencionou de se criar uma espécie de metadado mais genérico, agregador.

Eu não tenho uma resposta fácil pra isso. o caminho do “Referência pessoa” pode ser um. O que posso é te sugerir outra modelagem que não vai te entregar exatamente isso mas talvez se aproxime mais do que você quer e traga algumas vantagens.

Imagine que ao invés de uma Taxonomia para cada “tipo” de pessoa, você tenha uma única coleção “Pessoas”. Nesta coleção, cada item tem o nome e potencialmente mais informações sobre a pessoa, assim como existiam os termos das taxonomias.

Ao invés de vários metadados de Taxonomia, substitua cada um deles por um metadado de relacionamento com a coleção “Pessoas”. Nas configurações do metadado, não deixe de explorar as opções “Metadados do item relacionado exibidos” e de habilitar a opção "Exibir em “Itens relacionados a este”.

Vantagens dessa abordagem

1. Você mantém a lista de pessoas em um só lugar, a coleção de Pessoas, ao invés de mais de uma Taxonomia. Se quiser editar o nome de uma pessoa, vai pra um lugar só;
  2. Você ainda tem o filtro separado por metadado;
  3. Você pode, se quiser, colocar os metadados dentro de um metadado composto e fazer a classificação na relação dentro dele ao invés de em metadados diferentes.
  4. Embora ainda não tenha um filtro na lista que agregue todas as formas como uma pessoa se relaciona, você vai ter na página do item da coleção Pessoa, a seção de “Itens relacionados a este”, mostrando exatamente como os diferentes itens se relacionam com aquela pessoa;

Desvantagens (para além do retrabalho de modelagem)

1. Inserir itens pode requerir alguns passos e uma interface um pouco mais complexa que inserir termos de forma geral;
  2. Na página do item em si, quando o usuário clicar no link de uma pessoa em um dos metadados não vai parar na “página de itens do termo de taxonomia”, onde se veria todos os itens daquela pessoa naquele metadado. Ao clicar no link agora, você vai parar na página da pessoa em si, mas esta como comentamos também trás informações úteis, se os “Itens relacionados a este” estiverem habilitados.

Enfim, são escolhas que podem ser feitas… me diga se te ajuda ou se você enxerga outro caminho que possa ser útil.

1 curtida

Muito obrigado! Estamos avaliando ainda qual seria a melhor maneira. Logo quando fazemos mandamos uma resposta aqui.
Abraços!

1 curtida