Novo importador CSV: para importações de grandes volumes de dados

Olá, pessoal.

Quem trabalha com grandes volumes de dados no Tainacan conhece bem um gargalo comum: tentar importar um arquivo CSV pesado, o servidor sofrer um timeout, a importação quebrar no meio e você ter que limpar tudo e recomeçar do zero.

Para resolver esse problema de forma prática, segura e resiliente, eu desenvolvi e publiquei o CSV Resumable Importer for Tainacan.

In English here: CSV Resumable Importer for Tainacan – WordPress plugin | WordPress.org

Como ele funciona?

A arquitetura do plugin foi pensada para ser o mais limpa e segura possível, sem mexer em qualquer estrutura do seu site ou mesmo do Tainacan:

• Novo Importador Paralelo: Ele adiciona uma nova opção de importador CSV no seu painel do Tainacan. Nosso importador funciona com o mesmo formato de CSV e opções que o importador original.

• Zero Código: É plug and play. Você não precisa mexer em nenhuma linha de código ou configuração interna do servidor. Instalou, ativou e ele já aparece entre as opções de importadores do Tainacan.

• Isolamento Seguro: O importador original do Tainacan permanece 100% intacto. Você escolhe qual usar, sem risco de quebrar o comportamento nativo do seu sistema.

• Log de erros melhorado: Todo o processo gera logs em caso de erro e de andamento do processo de forma mais granular, dando uma visão ampliada e melhorada do que está acontecendo ou falhando.

A Solução Prática

A lógica dele é dividir o arquivo e os uploads em partes. Se o servidor oscilar ou o tempo limite expirar, o plugin pausa e retoma o processo exatamente de onde parou. Isso garante que metadados e anexos robustos entrem no sistema sem perda de progresso e sem duplicar dados.

O problema real que originou esse esforço está descrito aqui:

Nosso primeiro passo na comunidade

Este é o primeiro plugin que abrimos oficialmente para a comunidade no repositório do WordPress. Decidimos empacotar essa solução, porque acreditamos que a tecnologia só é boa quando resolve um problema real sem criar outros novos.

O plugin é gratuito e está disponível aqui: :backhand_index_pointing_right: CSV Resumable Importer for Tainacan

Se você estiver enfrentando dificuldades com importações longas, dê uma olhada. Estamos à disposição por aqui para ouvir os feedbacks, entender as necessidades de vocês e evoluir a ferramenta juntos.

Esperamos que ajude no fluxo de trabalho de vocês.

Abraços,

Fred Marvila
Bauhaus Tech

4 curtidas

Valeu demais @marvila! :tada:

Tenho um forte pressentimento de que as soluções que você trouxe vão servir sim pra dentro do Tainacan. Mas eu acho que esse fluxo de testarmos via plugin e identificarmos o que vale ir pro Core e o que fica como solução externa é uma boa prática inclusive se assemelhando muito ao que os plugins da Automattic fazem pro WordPress.

Estou curioso pra ver se mais gente consegue nos ajudar a ir validando esta solução. Vou passar a recomendar ele nos tópicos que forem surgindo aqui do importador :smiling_face_with_sunglasses:

1 curtida

A iniciativa é sensacional!!! Muito oportuna! E simples, em sua lógica. Parabéns!

1 curtida